Paralisação do Governo Aumenta Pessimismo Econômico nos EUA
A recente paralisação do governo gerou um aumento no pessimismo dos americanos em relação à economia. A pesquisa de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan revelou uma queda do índice para 50,3 neste mês, em comparação a 53,6 em outubro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este é o menor nível desde junho de 2022, marcando a leitura mais baixa desde o início da pesquisa na década de 1950.
Joanne Hsu, diretora de pesquisas do consumidor da Universidade de Michigan, destacou que a paralisação do governo federal, que já dura mais de um mês, tem gerado preocupações sobre possíveis impactos negativos na economia. A queda deste mês representa uma diminuição de 6,2% em relação a outubro e uma redução de 29,9% em comparação com novembro do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expectativas Econômicas e Sentimento do Consumidor
Economistas consultados pela FactSet esperavam uma leve melhora neste mês. Chris Rupkey, economista-chefe da FwdBonds, comentou que o índice sugere que a economia pode estar à beira de uma queda acentuada. No entanto, consumidores com investimentos significativos no mercado de ações relataram uma melhora de 11% no sentimento, já que o mercado permanece próximo de máximas históricas.
Esse grupo de consumidores é considerado crucial, pois exerce grande influência sobre os dados de gastos do consumidor. Thomas Simmons, economista-chefe para os EUA da Jefferies, ressaltou a importância da continuidade da força desse grupo para a resiliência da economia.
LEIA TAMBÉM!
Contudo, ele alertou que o declínio no otimismo do terço intermediário pode afetar os números de crescimento da receita bruta se não mantiver o ritmo de gastos.
