Pará registra redução de 74% nos focos de queimadas em julho
Em 2024, foram identificados 3.265 focos de incêndio no mês em questão, e o número para o período atual é de 837.
Em julho de 2025, o Pará apresentou uma diminuição de 74,3% no número de focos de calor quando comparado ao mesmo mês de 2024. Os dados são do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), com base em informações de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho do ano passado, ocorreram 3.265 focos. O número deste ano é de 837. De acordo com a Semas, a redução se deve a ações de prevenção e controle ambiental, juntamente com condições climáticas mais favoráveis.
Foram identificadas 22 áreas com risco médio a elevado de incêndio. Belém, a capital paraense, se prepara para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os governos operam um centro de monitoramento climático e de queimadas, que emprega imagens de satélite, informações meteorológicas e sensores de temperatura para acompanhar, em tempo real, o desmatamento e os pontos de calor.
Planeja-se a criação de um Centro Integrado Multiagências de Combate aos Incêndios Florestais, reunindo órgãos ambientais e de segurança pública.
Leia também:
“Europa em silêncio”, afirma André Guimarães sobre NDCs na COP30 e pressiona União Europeia por metas climáticas
Belém em alerta: Chuvas leves previstas durante toda a semana
Suspeito Investigado por Coagção Psicológica de Aluna de 15 Anos
Entre os municípios com as maiores reduções, Itaituba apresentou queda de 719 focos em julho de 2024 para 83 neste ano (-88,4%). Altamira teve redução de 66,3% (de 169 para 57 focos) e São Félix do Xingu diminuiu em 74,7% (de 162 para 41 focos). Novo Progresso e Jacareacanga, que se destacaram entre os cinco municípios com mais queimadas no ano anterior, não constam na lista atual.
Sob a supervisão de AR.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












