Pará registra redução de 74% nos focos de queimadas em julho

Em 2024, foram identificados 3.265 focos de incêndio no mês em questão, e o número para o período atual é de 837.

11/08/2025 20:45

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em julho de 2025, o Pará apresentou uma diminuição de 74,3% no número de focos de calor quando comparado ao mesmo mês de 2024. Os dados são do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), com base em informações de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho do ano passado, ocorreram 3.265 focos. O número deste ano é de 837. De acordo com a Semas, a redução se deve a ações de prevenção e controle ambiental, juntamente com condições climáticas mais favoráveis.

Foram identificadas 22 áreas com risco médio a elevado de incêndio. Belém, a capital paraense, se prepara para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os governos operam um centro de monitoramento climático e de queimadas, que emprega imagens de satélite, informações meteorológicas e sensores de temperatura para acompanhar, em tempo real, o desmatamento e os pontos de calor.

Planeja-se a criação de um Centro Integrado Multiagências de Combate aos Incêndios Florestais, reunindo órgãos ambientais e de segurança pública.

Leia também:

Entre os municípios com as maiores reduções, Itaituba apresentou queda de 719 focos em julho de 2024 para 83 neste ano (-88,4%). Altamira teve redução de 66,3% (de 169 para 57 focos) e São Félix do Xingu diminuiu em 74,7% (de 162 para 41 focos). Novo Progresso e Jacareacanga, que se destacaram entre os cinco municípios com mais queimadas no ano anterior, não constam na lista atual.

Sob a supervisão de AR.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.