Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Para interromper o ronco, estudos indicam quatro hábitos para um sono tranquilo

Para interromper o ronco, estudos indicam quatro hábitos para um sono tranquilo

Alterações modestas nos hábitos e procedimentos básicos podem diminuir ou extinguir o ronco, promovendo a qualidade do sono e a saúde.

Por: Júlia Mendes

26/08/2025 14:47

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ronco é um problema frequente, que transcende um mero incômodo noturno. Uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono aponta que 40% da população adulta enfrenta o problema. Os ruídos durante o sono podem levar a insônia, cansaço diurno, queda no rendimento e, em certos casos, estar relacionados a questões mais sérias. Diante disso, questiona-se: como interromper o ronco?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, especialista em Medicina do Sono e diretor do Laboratório do Sono do InCor, algumas ações simples, porém eficazes, podem ser aplicadas para prevenir o agravamento do problema.

O ronco ocorre devido a uma variedade de fatores, incluindo a anatomia da garganta, relaxamento dos músculos da região, obesidade, consumo de álcool e uso de

O ronco é causado por um bloqueio das vias aéreas superiores na região da faringe, na área da garganta. Ele pode ocorrer devido a fatores específicos, como a anatomia dessa parte do corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ronco está relacionado a uma anatomia desfavorável, como um estreitamento da via aérea na região da garganta. Um dos fatores que podem intensificar esse estreitamento é a posição ao dormir. Quando a pessoa dorme de barriga para cima, há maior probabilidade de ocorrência do ronco em comparação com quando dorme de lado. Isso se deve ao fato de, nessa posição, a língua tende a cair em direção à parede da faringe, diminuindo ainda mais o espaço para a passagem do ar.

A obesidade também pode influenciar a ocorrência do ronco, conforme afirma o Dr. Lorenzi. O médico ressalta que o ganho de peso está diretamente relacionado à restrição da via aérea superior, decorrente do acúmulo de gordura.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Fiocruz Lança Estudo Inovador sobre Injeção Semestral de Prevenção ao HIV no SUS

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Atividade Física: 4 Sinais de Alerta que Você Não Pode Ignorar para Evitar Lesões!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Estudo revela novas trajetórias do Transtorno do Espectro Autista e suas variantes genéticas!

O aumento de peso não ocorre apenas externamente: também afeta estruturas internas. A língua, por exemplo, é um músculo que pode acumular gordura, assim como a região da faringe. Esse acúmulo reduz o espaço disponível para a passagem do ar durante o sono, favorecendo o surgimento do ronco.

A obstrução nasal também pode contribuir para o ronco. O médico especialista explica que, quando o nariz está obstruído, a pessoa tende a respirar pela boca. Esse movimento desloca a base da língua para trás, aumentando a probabilidade de ronco. O ideal é que a língua permaneça posicionada no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos superiores, o que ajuda a manter a via aérea mais estável durante o sono.

5 Estratégias Eficazes para Eliminar o Ronco

O Dr. Geraldo Lorenzi Filho indica algumas ações cientificamente comprovadas para diminuir ou eliminar o ronco. Algumas delas podem ser implementadas prontamente e já produzirem resultados notáveis.

Dormir de lado exerce grande influência sobre o ronco. De barriga para cima, a língua tende a cair para trás, em direção à parede da faringe, estreitando a passagem de ar. Dormir de lado auxilia na estabilização da língua e na manutenção da via aérea mais livre. Uma sugestão do especialista é utilizar um travesseiro mais alto, que sustente bem a cabeça, e colocar outro entre as pernas para manter o corpo alinhado durante a noite.

A obesidade está fortemente relacionada ao ronco. O excesso de gordura na língua e na região da faringe diminui o espaço para a passagem do ar. De acordo com o Dr. Lorenzi, pesquisas indicam que, a cada 10% de perda de peso, a apneia do sono melhora em aproximadamente 26% a 30%. Isso também se aplica ao ronco: emagrecer pode proporcionar uma melhora considerável.

O consumo de álcool ou de alguns medicamentos relaxantes antes de dormir eleva o risco de ronco. Isso ocorre devido ao relaxamento excessivo da musculatura da garganta, o que pode obstruir a passagem do ar. Evitar o álcool, principalmente nas horas que antecedem o sono, pode contribuir para a diminuição do ronco.

Exercícios para a garganta, assim como outros exercícios para músculos do corpo, podem fortalecer a musculatura da região. Atividades recomendadas por fonoaudiólogos ajudam a tonificar a área, prevenindo o relaxamento excessivo que contribui para o ronco. O Dr. Lorenzi explica que essa prática diminui o problema e pode melhorar casos de apneia leve e até moderada. Além disso, a prática regular de exercícios físicos no cotidiano auxilia, pois contribui para a substituição de gordura corporal por massa muscular.

Dormir adequadamente é fundamental para a saúde física e mental. O ronco não deve ser considerado apenas um detalhe insignificante, mas sim um indicativo de que algo pode estar afetando a qualidade do sono. Adoção de medidas simples, como alterar a posição, reduzir o peso ou fortalecer a musculatura da garganta, já causa uma grande diferença.

Privação de sono de três noites já pode causar danos ao coração, afirma estudo.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
apneia do sonocausas roncoeliminar roncoestratégias roncohábitos roncoroncoronco tratamento
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Futebol

Mano Menezes assume como novo técnico da Seleção do Peru e mira a Copa do Mundo de 2026!

29/01/2026 20:09 | 1 min de leitura

● Jerome Powell defende a independência do Federal Reserve em meio a críticas de Trump e aliados

29/01/2026 20:13 | 3 min de leitura

● Júlio Mamute enfrenta discriminação em academia e busca justiça por caso chocante!

29/01/2026 18:09 | 1 min de leitura

● Botafogo e Cruzeiro se enfrentam em grande estreia do Brasileirão 2026 nesta quinta-feira!

29/01/2026 20:37 | 1 min de leitura

● Mulher é flagrada com 76 ampolas de anabolizantes na Ponte Internacional da Amizade

29/01/2026 20:57 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!