Papa Leão XIV alerta sobre conflitos globais em discurso na Turquia
O papa Leão XIV fez um alerta sobre os conflitos em nível global durante um discurso dirigido a líderes civis e legisladores na Turquia nesta quinta-feira (27). Em meio a diversas guerras na região, ele afirmou: “Estamos vivenciando uma fase marcada por um nível elevado de conflitos, impulsionados por estratégias de poder econômico e militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso possibilita o que o papa Francisco chamou de uma Terceira Guerra Mundial travada aos poucos.” O discurso ocorreu no Palácio Presidencial em Ancara.
Leão XIV chegou à capital turca para uma viagem de seis dias, que inclui também uma passagem pelo Líbano. Ele foi recebido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Esta é a primeira viagem diplomática do papa ao exterior desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, e ele fez uma análise crítica da ordem mundial, que está sendo desestabilizada por “ambições e escolhas que atropelam a justiça e a paz”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mensagem de unidade e paz
O papa enfatizou a importância de não ceder a essas pressões, destacando que “o futuro da humanidade está em jogo”. A visita de Leão XIV tem como foco a “unidade” e a “paz”, buscando formas para que todos possam ser verdadeiramente irmãos e irmãs, independentemente de diferenças religiosas ou crenças.
Antes de sua viagem à Turquia, o papa desejou um feliz Dia de Ação de Graças aos americanos. Durante essa ocasião, ele recebeu duas tortas de abóbora e uma torta de nozes, típicas da festividade. O pontífice também se encontrou com cerca de 80 jornalistas, ressaltando a importância de transmitir mensagens que revelem a verdade e a harmonia necessárias no mundo.
LEIA TAMBÉM!
Atividades na Turquia
Na Turquia, o papa depositou uma coroa de flores no mausoléu de Ataturk, o fundador do país, e se reuniu com o presidente Erdogan. Além disso, ele visitou o Diyanet, a Presidência de Assuntos Religiosos da Turquia, e se encontrou com o rabino-chefe do país.
Leão XIV está visitando dois países de maioria muçulmana que abrigam antigas comunidades cristãs. Sua passagem pelo Líbano ocorre após bombardeios do Exército israelense em Beirute. Embora a Turquia seja um Estado laico, sua população é predominantemente muçulmana e abriga o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, líder espiritual da Igreja Ortodoxa Oriental.
O papa se encontrará com ele na sexta-feira (28) e participará das celebrações do 1.700º aniversário do Concílio de Niceia, que definiu crenças cristãs fundamentais, na cidade de Iznik, onde o concílio ocorreu em 325 d.C.
