Papa Leão XIV Enfatiza a Dignidade Humana em Sermão de Natal na Basílica de São Pedro

No emocionante sermão de Natal, Papa Leão XIV destaca a importância de acolher os vulneráveis, lembrando que recusar ajuda é rejeitar a Deus.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Papa Leão XIV Reflete Sobre o Nascimento de Jesus em Sermão de Natal

No sermão da véspera de Natal, realizado nesta quarta-feira (24), o Papa Leão XIV destacou que a história do nascimento de Jesus em um estábulo, devido à falta de espaço em uma hospedaria, deve servir como um lembrete para os cristãos. Ele afirmou que recusar ajuda aos pobres e estrangeiros é o mesmo que rejeitar a Deus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leão XIV, que desde o início de seu pontificado tem enfatizado a importância do cuidado com imigrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade, ressaltou que o nascimento de Jesus simboliza a presença divina em cada ser humano. Durante a Missa do Galo, que reuniu cerca de 6 mil fiéis na Basílica de São Pedro, o papa declarou: “Na Terra, não há lugar para Deus se não houver lugar para a pessoa humana.

Recusar um é recusar o outro.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mensagem de Esperança e Dignidade

O papa, que é o primeiro a ter nascido nos Estados Unidos, também mencionou uma frase do falecido Papa Bento XVI, lamentando a indiferença do mundo em relação às crianças, aos pobres e aos estrangeiros. “Enquanto uma economia distorcida nos leva a tratar os seres humanos como mera mercadoria, Deus se torna como nós, revelando a infinita dignidade de cada pessoa”, afirmou Leão XIV.

Ele enfatizou que “onde há espaço para o ser humano, há espaço para Deus”, acrescentando que até mesmo um estábulo pode ser mais sagrado do que um templo. Do lado de fora da basílica, aproximadamente 5 mil pessoas acompanharam a missa em telões na Praça de São Pedro, enfrentando a forte chuva em Roma.

LEIA TAMBÉM!

Saudações e Celebrações de Natal

Antes do início da missa, Leão XIV, de 70 anos, saiu para cumprimentar os fiéis que se reuniram sob a chuva. “Admiro, respeito e agradeço a coragem de vocês e o desejo de estarem aqui esta noite”, disse ele, reconhecendo a determinação dos presentes.

No dia seguinte, quinta-feira (25), o papa celebrará uma missa de Natal e proferirá a mensagem e bênção “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”), um evento que ocorre duas vezes ao ano.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile