Papa Leão XIV pede paz no Oriente Médio em discurso em Beirute
O papa Leão XIV manifestou sua esperança pela paz no Oriente Médio durante um discurso realizado na Praça dos Mártires, em Beirute, capital do Líbano, nesta segunda-feira (1º). No segundo dia de sua visita ao país, o pontífice destacou a “humanidade comum” e a “crença em um Deus de amor e misericórdia” como pilares de esperança na busca pela paz na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leão XIV ressaltou que a diversidade religiosa do povo libanês demonstra que o medo, a desconfiança e o preconceito “não têm a última palavra”, enfatizando que a paz é uma possibilidade real. Ele também incentivou a população a “enfrentar a intolerância, superar a violência e banir a exclusão”.
O Líbano, que possui a maior população cristã do Oriente Médio, tem enfrentado sérios desafios devido aos conflitos recentes, incluindo as ofensivas de Israel e do grupo radical Hezbollah. Israel alega que os ataques contínuos desde o cessar-fogo de 2024 visam impedir que o Hezbollah recupere suas capacidades militares, representando uma nova ameaça às comunidades no norte de Israel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Líbano abriga cerca de 1 milhão de refugiados sírios e palestinos e luta para se recuperar de uma grave crise econômica, resultado de décadas de gastos excessivos que culminaram em um colapso econômico no final de 2019.
