Papa Leão XIV pede cessar-fogo no Sudão
No último domingo (2), o Papa Leão XIV fez um apelo por um cessar-fogo imediato e pela criação de corredores humanitários no Sudão. Ele expressou sua “grande tristeza” ao acompanhar os relatos de brutalidade na cidade de Al-Fashir, em Darfur.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante sua oração semanal do Angelus, realizada na Praça de São Pedro, o papa destacou que “a violência indiscriminada contra mulheres e crianças, os ataques a civis indefesos e os sérios obstáculos à ação humanitária estão causando sofrimento inaceitável”.
Ele solicitou à comunidade internacional que atue “de forma decisiva e generosa” para apoiar os esforços de ajuda humanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conflitos na Tanzânia e celebração de Finados
O pontífice também comentou sobre a situação na Tanzânia, onde ocorreram confrontos com várias vítimas após as recentes eleições nacionais. Ele pediu a todos os envolvidos que evitem a violência e busquem “trilhar o caminho do diálogo”.
Além disso, o Papa Leão XIV celebrou uma missa no cemitério Verano, em Roma, em homenagem aos fiéis falecidos, em razão da celebração católica de Finados.
LEIA TAMBÉM!
Contexto da crise no Sudão
A situação no Sudão se agravou com a captura de Al-Fashir, o último grande reduto do Exército sudanês em Darfur, pelas Forças de Apoio Rápido paramilitares. Esse evento resultou na fuga de dezenas de milhares de pessoas, intensificando a crise humanitária no país.
