Panificações no Brasil movimentam R$ 153 bilhões e despertam interesse de empreendedores em franquias e marcas próprias
Mercado expande-se impulsionado por consumidores que buscam experiências gastronômicas, gerando discussão sobre o modelo de negócio mais adequado.

O setor de panificação e confeitaria no Brasil continua em expansão. Números do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação revelam que, em 2024, a receita do ramo de padarias e patisseries alcançou 153,3 bilhões de reais, com um aumento de 10,9% em comparação com o ano anterior. A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria aponta para um crescimento de 4,57% no número de clientes durante o mesmo período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O movimento é motivado por consumidores que buscam investir em produtos distintos e experiências gastronômicas que combinam qualidade e sofisticação. Esse cenário oferece oportunidades para empreendedores, que se encontram diante de uma escolha estratégica: lançar uma marca própria ou investir em uma franquia já estabelecida.
Franquias são modelos de negócio em que uma empresa detentora concede a terceiros o direito de usar sua marca, produtos e
O modelo de franquia se destaca pelo acesso a processos já testados e aprovados, que abrangem a padronização de atendimento, logística e qualidade dos produtos. Essa estrutura diminui os riscos e agiliza o aprendizado, principalmente para aqueles que não têm experiência no setor.
Leia também:

Identifique os “ladrões de tempo” que diminuem o lucro e a produtividade das empresas

Consumo saudável expande-se e interessa a novos empresários a franquias e produtos naturais

Aplicativo para MEI simplifica o pagamento do DAS e a administração de impostos
O franqueado também obtém suporte contínuo em gestão, marketing e operação, o que garante a manutenção da identidade e do padrão da rede. O setor de alimentação no franchising é um dos mais resilientes. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2024, o segmento apresentou um crescimento de 15,6% no faturamento e 3% no número de unidades. No primeiro trimestre de 2025, o aumento foi de 6% em unidades e 4% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
A 14ª Pesquisa Anual Setorial de Food Service 2024/2025, conduzida pela ABF em colaboração com a Galunion, aponta que 84% das redes de alimentação apresentaram crescimento na receita no ano anterior, evidenciando o viés do modelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marcas próprias
O empreendedor que decide criar sua própria marca possui maior liberdade criativa, porém se depara com desafios como a construção do reconhecimento da marca, a garantia da padronização de processos e o investimento em custos iniciais mais altos. O trabalho abrange desde o desenvolvimento de produtos até a estruturação da operação e a definição da identidade visual.
A Boulangerie Carioca é um exemplo de franquia no segmento, que combina o aspecto artesanal com uma gestão e expansão profissional. Liderada por Antônio Augusto Ribeiro de Souza desde 2021, a rede investe em padronização, suporte ao franqueado e consistência na entrega como elementos-chave para preservar a qualidade e expandir para novos mercados.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)