Palestinos formam fila para receber assistência humanitária em Gaza

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, constataram-se mais cinco óbitos nas últimas 24 horas.

04/08/2025 19:18

1 min de leitura

Palestinos formam fila para receber assistência humanitária em Gaza
(Imagem de reprodução da internet).

Muitos palestinos formaram uma longa fila fora de uma cozinha humanitária improvisada em Khan Younis, no Sul de Gaza, na segunda-feira (14), aguardando receber uma porção de arroz ou lentilhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hassan Abu Zayed, com 62 anos, relatou que aguardava ansiosamente uma refeição para sustentar seus filhos. Ele declarou que, para diversas pessoas de sua idade, o apoio continua inacessível.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, mais cinco pessoas faleceram nas últimas 24 horas. Essas novas mortes elevaram o número de mortos por causa da fome para 180, incluindo 93 crianças, desde o início do conflito.

Leia também:

As agências da ONU afirmaram que os lançamentos aéreos de alimentos são insuficientes e que Israel deve permitir a entrada de muito mais ajuda por terra e facilitar rapidamente o acesso a ela.

A Cogat, agência militar israelense responsável pela coordenação da assistência, informou que, na semana anterior, mais de 23 mil toneladas de ajuda humanitária, transportadas em 1.200 caminhões, entraram em Gaza, porém centenas ainda não foram entregues aos pontos de distribuição da ONU e de outras organizações internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posteriormente, o exército israelense afirmou que 120 pacotes de assistência com alimentos foram liberados em Gaza “nas últimas horas” por seis países distintos em cooperação com o Cogat.

A assessoria de imprensa do governo de Gaza, administrada pelo Hamas, comunicou no domingo (3) que mais de 600 caminhões de ajuda humanitária foram recebidos desde que Israel relaxou as restrições no final de julho.

Contudo, testemunhas e fontes do Hamas afirmaram que diversos desses caminhões foram roubados por civis desabrigados e grupos armados.

Segundo informações de fontes israelenses, 50 reféns ainda se encontram em Gaza, sendo que estima-se que apenas 20 estejam com vida.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.