Painel erótico recuperado após ser desviado por nazista
Pequeno conjunto que mostra um homem deitado em um sofá, sendo cuidado por uma mulher com pouca roupa, pode ter representado o piso de um quarto em uma …
Um mosaico erótico, subtraído de Pompeia por um capitão nazista na Segunda Guerra Mundial, foi recuperado, na terça-feira, ao sítio arqueológico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fragmento cerâmico, que mostra um homem deitado em um sofá com uma mulher seminua prestando assistência, provavelmente adornava o piso de um quarto em uma vila romana, segundo o Parque Arqueológico de Pompeia em um comunicado.
A destruição de Pompeia, em 79 d.C., pela erupção do Monte Vesúvio, soterrando seus edifícios, milhares de habitantes e este mosaico sob camadas de cinzas e pedra-pomes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa cobertura preservou com perfeição a cidade por mais de 1.600 anos, tornando-a um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, pois oferece uma visão sem precedentes da vida diária romana. Por exemplo, embora tenha data entre o final do século I a.C. e o século I d.C., este mosaico ainda exibe cores vibrantes, com todos os seus azulejos intactos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, diversas áreas de Pompeia já haviam sido descobertas. O mosaico foi roubado por um capitão da Wehrmacht que supervisionava a linha de suprimentos militares da Alemanha na Itália durante o conflito, informou o parque arqueológico.
Leia também:
Descubra o que os astros dizem sobre o namoro de Virginia e Vini Jr. após a revelação do romance!
Virginia e Vini Jr. desfrutam de hotel de luxo em Mônaco com diárias de R$ 100 mil
Temporada de Escorpião: descubra o poder dos cristais e a intensidade da transformação!
Ele o entregou a um cidadão alemão não identificado, cujos herdeiros contataram a polícia italiana, perguntando como poderiam recuperá-lo, adicionando o parque.
A equipe especializada da polícia italiana, responsável pela proteção do patrimônio cultural do país, então investigou a origem do mosaico, rastreando-o provisoriamente até a área destruída pelo Monte Vesúvio, apesar de algumas informações sobre sua descoberta estarem ausentes.
A cada objeto roubado que retorna, é uma ferida que se cura, por isso manifestamos nossa gratidão à Unidade de Proteção por seu trabalho. A ferida não reside tanto no valor material da obra, mas em seu valor histórico; um valor que é gravemente prejudicado pelo comércio ilegal de antiguidades, afirmou Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, em comunicado.
“Não se conhece a origem exata do artefato e provavelmente nunca se saberá”, declarou ele, adicionando que o parque realizará mais testes para reconstituir a história do mosaico da forma mais possível.
O mosaico será exibido temporariamente em um museu em Pompeia para visitação pública.
A erótica já havia sido identificada em Pompeia anteriormente. Arqueólogos encontraram uma pequena casa com afrescos elaborados e, por vezes, ousados; outra casa coberta por afrescos picantes foi reaberta ao público em janeiro de 2023 após permanecer fechada por 20 anos; um afresco, representando uma cena erótica do mito grego de Leda e o cisne, foi descoberto em 2018.
Artista brasileiro reimagina obras de arte com mulheres indígenas da Amazônia.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












