Ovo de Páscoa de cristais e diamantes vai a leilão por £ 20 milhões; joia de Peter Carl Fabergé de 1913

Criada para o czar Nicolau II, esta joia é uma das obras-primas do joalheiro russo Peter Carl Faberg, datada de 1913.

22/10/2025 15:43

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ovo de Inverno será leiloado por £ 20 milhões

O Ovo de Inverno, uma relíquia da Rússia datada da era do czar Nicolau II (1868-1918), será leiloado com um valor inicial de £ 20 milhões (aproximadamente R$ 145 milhões). Este ovo foi presenteado à imperatriz Maria Feodorovna, mãe de Nicolau II, na Páscoa de 1913.

O leilão ocorrerá na casa Christie’s no dia 2 de dezembro. Este ovo é um dos 60 Ovos de Páscoa criados pelo renomado joalheiro Peter Carl Fabergé (1846-1920), que hoje dá nome a uma famosa grife de joias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes sobre a fabricação e design

A confecção desses ovos costumava levar cerca de um ano, iniciando logo após a Páscoa e finalizando para a Semana Santa do ano seguinte. O Ovo de Inverno, que será leiloado, apresenta uma base de cristal moldada como um bloco de gelo derretendo, adornada com filetes de diamantes-rosa em platina.

Leia também:

A forma oval, também em cristal, é esculpida internamente para simular cristais de gelo. A joia se abre verticalmente, revelando um cesto de treliça de platina com alças, cravejado de diamantes-rosa e repleto de flores anêmonas-de-madeira, suspenso por um gancho de platina.

Simbolismo e história

Este ovo simboliza a transição do inverno para a primavera, representando a semente que emerge para uma nova vida e a Ressurreição, com as flores da primavera surgindo através de uma névoa gelada dentro do ovo.

No mesmo ano de 1913, foi comemorado o tricentenário da Dinastia Romanov, e um ovo semelhante, o Ovo Tricentenário Romanov, foi presenteado à Czarina Alexandra Feodorovna, atualmente exposto nos Museus Estatais do Kremlin, em Moscou.

Este Ovo de Inverno já estabeleceu recordes de preço em leilões anteriores e será vendido pela terceira vez em um evento que contará com cerca de 50 obras criadas por Fabergé e sua equipe.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.