Ouro apresenta leve queda em meio a tensões geopolíticas
O preço do ouro registrou uma leve queda nesta quinta-feira (19), influenciado por declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre um possível ataque ao Irã. Além disso, a ata hawkish do Federal Reserve (Fed) divulgada na quarta-feira (18) e a liquidez reduzida na Ásia, devido ao Ano-Novo Lunar, também impactaram o mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Comex, a divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para abril fechou em baixa de 0,24%, cotado a US$ 4.997,40 por onça-troy. Em contrapartida, a prata para março apresentou uma leve alta de 0,05%, alcançando US$ 77,63 por onça-troy.
Volatilidade nos metais preciosos
Os metais preciosos mostraram volatilidade nesta quinta-feira, refletindo o aumento das tensões geopolíticas e incertezas sobre a economia global. Isso ocorre na véspera da divulgação de dados sobre o PIB (Produto Interno Bruto) e o índice de PCE (preços de gastos com consumo) dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sinais de inflação podem influenciar as expectativas em relação a cortes nas taxas de juros.
Trump, durante a primeira reunião do Conselho de Paz, afirmou que “boas conversas estão acontecendo com o Irã”, mas alertou que é necessário um “acordo significativo, ou então coisas ruins acontecerão”. Ele mencionou que os EUA poderão “ir um passo além” se não houver progresso nas negociações.
LEIA TAMBÉM!
Expectativas do mercado e declarações do Fed
Teerã deve apresentar uma proposta por escrito para resolver o impasse com os EUA após as conversas desta semana, conforme informações da Reuters. Os principais conselheiros de segurança nacional foram informados de que todas as forças americanas destacadas para a região devem estar em posição até meados de março.
Analistas da ANZ Research comentaram que “os compradores aproveitaram a queda de preço antes da divulgação das atas da reunião do Fed”. Eles destacaram que as posições especulativas estão enxutas e que novas posições compradas podem surgir, uma vez que os fatores estruturais ainda permanecem.
Na manhã desta quinta, Neel Kashkari, presidente do Fed de Minneapolis, afirmou que a inflação está em queda e as pressões sobre os preços devem diminuir. Ele também ressaltou que o mercado de trabalho continua resiliente, mantendo-se entre razoavelmente bom e muito bom.
