Ouro encerra semana com desvalorização de 0,3%

O metal foi comprimido pelo aumento do apetite por risco motivado pelas negociações comerciais dos Estados Unidos.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ouro registrou queda nesta sexta-feira (25), finalizando uma semana de desvalorização do metal, devido ao aumento do interesse por ativos de risco impulsionado pelas negociações comerciais entre os Estados Unidos e seus parceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio de um acordo com o Japão aumentou as perspectivas de que Washington alcance acordos em outras negociações, incluindo a com a União Europeia.

Na próxima semana, investidores acompanharão a decisão de juros do Federal Reserve (Fed) e os sinais sobre os próximos passos da autoridade.

LEIA TAMBÉM!

O ouro com vencimento em agosto apresentou queda de 1,12%, atingindo os US$ 3.335,60 por onça-troy na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex). Na semana, a desvalorização foi de 0,3%.

Preocupações com uma guerra comercial entre os EUA e a UE permitiram que o ouro saísse da faixa de negociação no início da semana, mas um acordo comercial entre EUA e Japão e o otimismo com a possibilidade de novos acordos trouxeram o metal precioso de volta à faixa de consolidação, afirma Alex Kuptsikevich, da FxPro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ouro sem juros também está vulnerável à queda das expectativas de um corte de juros pelo Fed, afirma Kuptsikevich.

Se o ouro cair significativamente abaixo de sua média móvel de 50 dias na próxima semana, isso indicará uma mudança da mera consolidação para uma correção potencialmente forte, adiciona Kuptsikevich.

A procura por ouro na China registrou uma queda de 3,5% em comparação com o ano anterior no período inicial do ano, conforme dados da Associação Chinesa do Ouro. O aumento de 24% nas vendas de barras e moedas, atingindo 264 toneladas, contribuiu para mitigar a redução mais significativa.

O Commerzbank aponta que, com os preços de joias em níveis recordes, a procura por barras e moedas aumentou devido à alta incerteza gerada pelas políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.

Os dados evidenciam o papel dual do ouro, que, por um lado, funciona como reserva de valor e refúgio seguro, e, por outro, apresenta um componente com um crescimento divergente na procura por joias.

A procura por investimentos é um fator muito mais relevante para as flutuações de preços. A demanda por joias, por outro lado, exerce um efeito de estabilização nos preços, atuando de forma anticíclica, segundo o banco alemão.

Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.

Com informações Dow Jones Newswires.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Sair da versão mobile