Ouro encerra rali com queda de 4,6% após aumento de margem do CME Group. Conversas entre Trump e Zelensky sobre paz no Leste Europeu também impactam o mercado
O preço do ouro finalizou o rali e registrou uma queda nesta segunda-feira (29), em um movimento de realização de lucros recentes. O ajuste é influenciado pelo aumento de margem para contratos futuros anunciado pelo CME Group.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto de atenção é a conversa entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre um possível acordo no Leste Europeu, que visa encerrar um conflito que já dura quase quatro anos.
Na Comex, divisão de metais da Nymex (bolsa de Nova York), o ouro para fevereiro fechou em baixa de 4,6%, cotado a US$ 4.343,60 por onça-troy. A prata para março também teve um desempenho negativo, caindo 8,7%, a US$ 70.460,00 por onça-troy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A queda nos preços dos futuros de metais preciosos ocorre após o CME Group ter aumentado os requisitos de margem em diversos contratos. A operadora da bolsa comunicou a mudança na sexta-feira (26), classificando-a como parte de uma “revisão normal” em resposta à volatilidade do mercado.
A alteração nas margens entra em vigor hoje, após o fechamento do pregão da Comex. Após a reunião com Zelensky, Trump afirmou que um acordo de cessar-fogo poderia ser alcançado “nas próximas semanas”, embora não tenha definido um prazo específico para as negociações.
Logo pela manhã, em resposta à reunião, o Kremlin expressou concordância com Trump sobre a proximidade das conversas de paz. No entanto, à tarde, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, alegou que Kiev tentou atacar a residência presidencial russa, o que poderia levar Moscou a reavaliar sua posição nas negociações.
De acordo com a analista da plataforma Interactive Investor, Victoria Scholar, a queda do ouro reflete a realização de lucros por parte dos investidores, após uma forte valorização, e a expectativa de progresso nas negociações entre Trump e Zelensky, o que reduz a demanda por metais preciosos.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.