As indicações ao Oscar 2026 surpreendem com esnobados como Ariana Grande e Tânia Maria, enquanto Elle Fanning e Jacob Elordi brilham. Confira os detalhes!
Os indicados ao Oscar 2026 foram revelados nesta quinta-feira (22), e alguns filmes e atores esperados ficaram de fora da lista da maior premiação do cinema. Por outro lado, algumas surpresas chamaram a atenção do público. Um dos títulos mais comentados pela crítica que não foi indicado é aquele que, apesar de não ter conquistado nenhum Globo de Ouro, recebeu cinco indicações e mais de cem no total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Wicked: Parte 2” foi um dos grandes esnobados. O primeiro filme, dirigido por John M. Chu, foi indicado em 10 categorias no Oscar 2025, mas não conseguiu reconhecimento na 98ª edição. Críticos esperavam indicações para Ariana Grande como Melhor Atriz Coadjuvante e Cynthia Erivo como Melhor Atriz, além de Melhor Figurino.
Ariana Grande, conhecida por suas músicas, foi preterida por Elle Fanning (“Valor Sentimental”), Inga Ibsdotter Lilleaas (“Valor Sentimental”), Amy Madigan (“A Hora do Mal”), Wunmi Mosaku (“Pecadores”) e Teyana Taylor (“Uma Batalha Após A Outra”).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz brasileira Tânia Maria, que interpreta dona Sebastiana, uma mulher de 77 anos que acolhe refugiados em Recife (PE), era esperada na categoria de Atriz Coadjuvante. Em entrevistas, Tânia comentou que o trabalho foi quase “uma brincadeira” e que não imaginava o impacto global que o filme teria.
O ator irlandês Paul Mescal, que era aguardado na categoria de Melhor Ator, não foi indicado por sua atuação no filme baseado na obra de Maggie O’Farrell, lançado originalmente em 2020. O drama, que contava com quatro atores principais na disputa, também não foi mencionado na lista de Melhor Elenco.
O renomado diretor mexicano Guillermo del Toro, conhecido por “O Labirinto do Fauno” e “A Forma da Água”, era esperado por sua nova adaptação de “Frankenstein”. Em sua última participação, Del Toro levou quatro prêmios, mas perdeu na categoria de Melhor Diretor para Paul Thomas Anderson.
Elle Fanning, que não era esperada na lista de Melhor Atriz Coadjuvante, foi indicada ao lado de Inga Ibsdotter Lilleaas. O filme “Valor Sentimental” também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme.
Jacob Elordi foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Frankenstein”, após Andrew Garfield desistir do projeto. Delroy Lindo, por sua vez, foi surpreendentemente indicado por sua atuação em “Pecadores”, que recebeu 16 indicações.
Kate Hudson também foi uma das surpresas na categoria de Melhor Atriz, com sua atuação em “Song Sung Blue”, inspirado nas músicas de Neil Diamond. Ela havia sido indicada ao Globo de Ouro, mas perdeu para Rose Byrne.
O filme “F1”, protagonizado por Brad Pitt, que não foi indicado como ator, gerou entusiasmo entre os votantes tradicionais do Oscar. No entanto, sua campanha parecia insuficiente para garantir uma vitória, exceto em categorias técnicas.
*Com informações de Nicoly Bastos e Flávio Ismerim, da CNN Brasil.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.