Os rios da Amazônia apresentam um nível quatro metros superior ao das médias observadas em 2024
A seca impactou a navegabilidade no ano anterior, contudo, o acompanhamento indica a retomada do transporte de cargas volumosas em 2025.

Em 2024, o nível das águas dos rios amazônicos apresenta um aumento de até quatro metros em relação aos valores registrados no início de agosto do ano anterior, período em que a estiagem comprometeu a navegabilidade de cargas volumosas na região, conforme boletim interno de monitoramento da SNHN (Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação) do MPor (Ministério de Portos e Aeroportos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A foz do Rio Solimões apresenta um nível d’água 409 centímetros acima do registrado no mesmo dia do ano passado em São Paulo de Olivença e 363 centímetros em Tabatinga, cidades localizadas no Oeste do Amazonas. Em Coari, na região central do estado, o registro aponta para 445 centímetros.
O secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes, afirmou que “é uma região que depende muito das condições de navegabilidade para a chegada de alimentos, combustível e medicamentos e os níveis atuais indicam que não deverá haver transtornos no transporte de passageiros e de carga no estado, como ocorreu no ano passado”.
Leia também:

Estudo aponta que secas diminuíram a quantidade de árvores na Amazônia

Policial detido no Amazonas sob suspeita de violência sexual contra indígena em delegacia

MP solicita prisão preventiva de policiais acusados de estupro de indígena no Amazonas
No Rio Amazonas, o ponto de monitoramento de Itacoatiara (na região leste do estado) aponta para 322 centímetros acima do registrado no mesmo dia do ano anterior. Em Manaus (rio Negro), o nível está 339 centímetros acima do verificado em 2024.
O Ministério de Portos e Aeroportos firmou um contrato de drenagem com validade de 5 anos no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trechos com contrato de dragagem no Rio Solimões são: Coari-Codajás, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença e Tabatinga a Benjamin Constant. No rio Amazonas, o contrato abrange o trecho de 200 quilômetros entre Manaus e Itacoatiara.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)