Produtora indicada ao Oscar atuou como membro de júri selecionado por veículo de comunicação.
Sofia Coppola, 54 anos, premiada com Globo de Ouro e Oscar, participou como eleitora na eleição de melhores filmes deste século promovida pelo New York Times. O evento selecionou as produções mais votadas por uma equipe de 500 profissionais do cinema, compreendendo atores, diretores, executivos e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diretora, filiada a Francis Ford Coppola, estreou-se em 1999 com “As Virgens Suicidas”, filme muito elogiado. Em seguida, dirigiu “Encontros e Desencontros”, em 2003, que lhe garantiu o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de prêmios no Globo de Ouro e BAFTA. A história, inclusive, figurou no ranking do NYT, posicionada em 30º lugar.
Coppola, em sua função de jurada, precisou votar em 10 filmes que ela considera os melhores produzidos entre 2000 e 2025. Veja a seleção realizada pela diretora.
No final da década de 1990, Sophia, com onze anos, aproveita as férias com seu pai em um clube de verão na costa turca. Vinte anos depois, Sophia revisita as lembranças dessa viagem com o pai, buscando se reconciliar com o homem que não conhecia. O filme, dirigido e escrito por Charlotte Wells e estrelado por Paul Mescal, alcançou a 78ª posição na lista.
O filme pode ser encontrado na Netflix, MUBI, Apple TV, para aluguel no YouTube e Google Filmes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Christian Bale personifica um milionário jovem e atraente, inserido no ambiente da Bolsa de Valores. Apesar de não apresentar diferenças notáveis em relação aos outros, Patrick Bateman é um assassino em série em busca de novas vítimas, preparado para prejudicar qualquer um que cruze seu caminho.
Disponível para assistir no Prime Video, Apple TV, Telecine, aluguel no YouTube Filmes e Google Filmes.
Um pai, na comédia sueca, enfrenta as repercussões de seu comportamento diante de uma avalanche durante as férias de sua família.
Disponível para assistir na plataforma Mercado Play.
Chris Washington (Daniel Kaluuya) viaja para conhecer os pais de sua namorada durante o fim de semana. Durante a estadia na casa, ele descobre que a família esconde segredos muito perturbadores. O filme de Jordan Peele alcançou a 8ª posição no ranking do jornal da Nova York.
Disponível para assistir no serviço de streaming Prime Video.
No romance romântico ambientado em 1960, do diretor Wong Kar-Wai, acompanhamos o encontro improvável entre o editor-chefe de um jornal, Chow, e Su Liz-zhen, uma secretária, que desenvolvem um vínculo a partir da suspeita de que seus cônjuges os estão traindo. “Amor à Flor da Pele” ocupa a quarta posição entre os 100 melhores filmes do século XXI.
Disponível para assistir no serviço de streaming Prime Video.
“Parasita”, vencedor do Oscar de “Melhor Filme” em 2020 e aclamado pelo New York Times como “o melhor filme do século”, acompanha a família de Ki-taek, que se encontra desempregada, ao elaborar um plano para se infiltrar gradualmente na vida de uma família rica, mas acabam revelando diversos segredos e as consequências desse plano.
Disponível para assistir em Globoplay, Prime Video, Apple TV e Telecine.
“A Viagem de Chihiro”, narra a história de uma menina que, ao se perder com seus pais, entra em um mundo mágico habitado por espíritos e seres fantásticos.
Uma das animações mais famosas do Estúdio Ghibli, uma menina é forçada a mudar de cidade com seus pais para uma nova localidade. Ao tentarem utilizar um atalho, eles encontram um mundo habitado por monstros e espíritos, e Chihiro poderá salvá-los. “A Viagem de Chihiro” ocupa a 9ª posição no ranking.
O filme está disponível na plataforma de streaming Netflix.
“Os Incríveis” é uma animação americana que conta a história de uma equipe de super-heróis que, após anos de aposentadoria, são convocados para combater o crime.
Em um filme da Disney com uma continuação em 2018, uma família de heróis esconde suas habilidades após serem proibidos pelo governo. O Sr. Incrível, um dos maiores heróis do planeta, sente falta da vida de aventuras que tinha quando ainda estava salvando vidas, até que uma oportunidade de agir surge em sua porta.
Disponível para assistir no serviço de streaming Disney+.
“A Fita Branca”, explora a relação entre um pai e um filho através da experiência de um mergulho.
Em uma vila no interior da Alemanha em 1913, um médico residente falece após seu cavalo tropeçar em um fio enferrujado, desencadeando uma investigação pela comunidade. Após o primeiro falecimento, uma série de ocorrências anormais se manifesta, gerando desconfiança entre os habitantes.
Disponível para assistir no Apple TV e para aluguel no YouTube e Google Play.
“Zona de Interesse” acompanha a história de Hedwig Höppner, uma mulher alemã que se torna prostituta para atender às necessidades do tenente Julian Narrow, em 12º lugar no ranking geral.
Disponível para assistir no serviço de streaming Apple TV e para aluguel no YouTube e Google Play.
No Brasil, Coppola compara o cinema contemporâneo com fast-food: “Não é arte”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.