Os EUA estão enviando 10 caças para combater os cartéis em Porto Rico, informou-se
Caças F-35 foram despachados, elevando a presença militar dos Estados Unidos na região do Caribe sul.

Os Estados Unidos determinaram o envio de 10 caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico para realizar operações contra organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas, conforme divulgado por duas fontes, uma ação que tende a intensificar ainda mais as disputas na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento das forças armadas americanas já representa uma forte presença no Caribe, e o presidente Donald Trump está cumprindo sua promessa de campanha de combater grupos que ele acusa de tráfico de drogas para os Estados Unidos.
A ocorrência de sexta-feira (5) se dá três dias após os ataques das forças americanas a um barco, segundo Trump, que transportava “grandes quantidades de drogas” da Venezuela, resultando em 11 mortes. O ataque pareceu preparar o cenário para uma campanha militar prolongada na América Latina.
Leia também:

Democratas apresentarão um projeto de lei para votação sobre as tarifas impostas por Trump, afirma senador

Acidente de ônibus deixa saldo de 15 mortos no Sri Lanka

A segurança da Ucrânia não pode ser garantida por países estrangeiros, afirma a Rússia
Fontes, sob condição de anonimato, afirmaram que os 10 helicópteros estão sendo enviados para realizar operações contra organizações narcoterroristas designadas que atuam no sul do Caribe. As aeronaves devem chegar à área até o final da próxima semana, informaram elas.
Os Estados Unidos deslocaram navios de guerra para a região caribenha nas últimas semanas, com o propósito de executar a política de repressão de Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo menos sete navios de guerra dos Estados Unidos e um submarino de ataque nuclear de alta velocidade estão na região ou estarão em breve, transportando mais de 4.500 marinheiros e fuzileiros navais.
Fuzileiros navais americanos e marinheiros da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais estão conduzindo treinamento anfíbio e operações de voo no sul de Porto Rico.
As manobras exercem pressão sobre o ditador venezuelano Nicolás Maduro, a quem o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, descreveu como “efetivamente um chefe de um narcotestado”.
O líder, em uma reunião de imprensa incomum em Caracas na segunda-feira (1º), afirmou que os Estados Unidos estão tentando provocar uma transformação política através de intimidação militar.
As autoridades americanas não divulgaram qual justificativa legal foi utilizada para o ataque aéreo de terça-feira (2) ao navio ou quais substâncias estavam a bordo.
Trump afirmou na terça-feira, sem apresentar evidências, que militares norte-americanos determinaram a tripulação da embarcação como integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua, que Caracas designou como grupo terrorista em fevereiro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.