A atuação de organizações de microfinanças na Bahia acaba de receber reforço internacional. A Associação Baiana das Organizações de Microfinanças e Microcrédito (Abomcred) firmou uma parceria com a ECLOF International, rede global com sede na Suíça e presença em 14 países. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao microcrédito para populações historicamente excluídas do sistema bancário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e busca fortalecer instituições locais, ampliar a oferta de serviços financeiros e estimular o empreendedorismo em regiões com altos índices de informalidade. Atualmente, a Bahia apresenta a segunda maior taxa de desemprego do país e metade da força de trabalho em situação informal.
Recursos
A colaboração já desenvolveu oficinas e iniciativas de planejamento estratégico, além de oferecer acesso a recursos financeiros globais destinados ao crescimento de novos serviços financeiros. Dentre as áreas contempladas, destacam-se linhas de crédito imobiliário, treinamentos para microempresários e produtos inovadores para famílias de baixa renda.
LEIA TAMBÉM!
Facilidade e gestão de contas a receber se destacam no comportamento de novos empresários
Comércio investe em dados e programas de fidelidade para que o Dia dos Pais se torne uma chance de negócio contínua
Cinco diretores executivos debatem as tendências da inteligência artificial no mercado brasileiro
Ilana Queiroz, presidente da Abomcred e diretora-executiva da ICC Itabuna Solidária, ressalta o efeito direto da iniciativa. “No nosso caso, trata-se da troca de experiências internacionais e da expansão da oferta de produtos e serviços financeiros para populações que nunca tiveram acesso ao sistema bancário. Muitas pessoas estão desempregadas ou na informalidade, e o microcrédito pode ser uma alternativa real de geração de renda e dignidade”, declara.
Suporte técnico
Conforme Isabel Baggio, presidente da ABCRED, o fortalecimento das instituições locais demanda investimento contínuo. É fundamental que as instituições de microfinanças invistam continuamente no seu aperfeiçoamento. Aprimorar processos, qualificar a gestão e ampliar a capacidade de atendimento permite levar o microcrédito a mais pessoas, com maior eficiência e impacto social, ressalta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Abomcred é composta por quatro entidades baianas: Ceape Bahia, Ceade, ICC Itabuna Solidária e ICC Conquista Solidária. Todas elas fazem parte do movimento de ampliação da oferta de crédito estruturado, com ênfase no desenvolvimento econômico e na inclusão financeira em comunidades carentes.
Fonte por: Carta Capital