Organização humanitária de Gaza anuncia a abertura de dois centros de distribuição

A assistência humanitária no território palestino tem sido caracterizada por distúrbios, incertezas e fatalidades.

05/06/2025 13:25

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF), organização humanitária que tem distribuído alimentos na Faixa de Gaza, anunciou a abertura de dois centros de distribuição de ajuda nesta quinta-feira (5).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A GHF é uma organização com origens incertas e sujeita a críticas internacionais. Contudo, obteve aprovação de Israel e dos Estados Unidos para operar no território palestino, mesmo com pouca experiência em trabalhos humanitários.

A GHF já manifestou anteriormente que os pontos de distribuição não operariam no horário usual em razão de serviços de manutenção e consertos. Contudo, a organização não comunicou a data em que a distribuição de assistência seria reiniciada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo, que tem sido duramente criticado por organizações humanitárias, incluindo as Nações Unidas, iniciou a distribuição de ajuda na semana passada.

A ONU alertou que a maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza enfrenta risco de fome após um bloqueio israelense de 11 semanas na região.

Leia também:

Pelo menos 30 palestinos já faleceram ao tentar obter assistência humanitária no sul de Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino e o hospital Nasser.

O ministério ligado ao Hamas afirmou que as forças israelenses abriram fogo contra a população durante o deslocamento para o local de distribuição em Tel al-Sultan, em Rafah, na terça-feira (3) pela manhã.

O Exército israelense declarou que seus militares responderam com disparos após identificar “vários suspeitos se movendo em sua direção, desviando-se das rotas de acesso designadas”.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.