Oposição solicita CPI para apurar irregularidades em atos do STF e do TSE
Senador propõe investigação sobre a administração dos tribunais no período de 2018 a 2025.
O senador Esperidão Amin (PP-SC) protocolou na terça-feira (12) o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (“Vaza Toga”), com o objetivo de investigar atos administrativos e de gestão no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os anos de 2018 e 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O requerimento estabelece uma comissão composta por 11 membros efetivos, com prazo de atuação de 120 dias e um orçamento máximo de R$ 100 mil. Entre as questões que Amin deseja investigar, destacam-se o compartilhamento de recursos humanos entre o STF e o TSE, trocas de informações fora das hipóteses legais, ordens possivelmente ilegais a servidores, a produção de relatórios administrativos contra pessoas específicas e o uso administrativo além dos limites legais e regulamentares.
O senador declara que existem denúncias com base em evidências sobre irregularidades, incluindo o suposto acesso indevido ao sistema biométrico do TSE (GestBio) e a elaboração de relatórios com informações sobre os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Amin também cita reportagem da CNN de 4 de agosto, que aponta acusações do jornalista Michael Shellenberger sobre a existência de uma “justiça paralela” e um protocolo interno conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes para investigar perfis em redes sociais.
O parlamentar ressalta que a CPI não visa examinar decisões judiciais dos ministros, mas sim a administração dos tribunais.
Leia também:
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Governadores de Oposição se Reúnem e Anunciam “Consórcio da Paz” no Combate ao Crime Organizado
Cláudio Castro anuncia consórcio de segurança pública com outros governadores do Brasil
Amin justifica que, “como já se fez nesta Casa na década de 90”.
A CNN, o senador declarou que espera uma movimentação da CPI na próxima semana e que o momento é de “angariar assinaturas”. Até então, o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) já manifestou publicamente que assinou o requerimento.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












