Oposição critica a campanha do governo e afirma que a responsabilidade é do ex-presidente Lula
Após a resposta à tarifa dos EUA, o partido de Bolsonaro afirma que o petista “sentenciou o país ao caos na política e no mercado”.

O PL respondeu nesta sexta-feira (11.jul.2025) à campanha do governo federal em favor da soberania nacional. Para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a alíquota de 50% sobre produtos brasileiros divulgada pelo ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) é responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É simples colocar a máquina pública para falar em sua própria língua, mas inviável desfazer o que já foi feito. Lula sentenciou o país ao caos na política e no mercado. É o tipo de força que só puxa para baixo, e por mais que tente se eximir da gravidade de seus atos, a culpa é do Lula!
Leia também:

Real Madrid formaliza a chegada de lateral por valor superior a 300 milhões de reais

Debate sobre aumento de tarifas segue rota que não beneficia o Brasil, afirma Roriz Coelho

Tarifa Americana: Quando o Imposto de Defesa Chega ao Fim?
Desde o anúncio da nova tarifação, realizado na quarta-feira (9.jul) por Trump, o governo federal e o PT têm reagido com posts nas redes sociais defendendo a soberania do país.
No quarto ano, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma animação que pareceu ser produzida com inteligência artificial, apresentando dois personagens em debate sobre o assunto. Um deles usava uma camisa vermelha (cor ligada ao PT) e o outro, a camisa da seleção brasileira (associada à oposição).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma data, os governistas também iniciaram a divulgação em suas contas uma imagem que afirmava que “Lula deseja taxar os super-ricos; Bolsonaro quer taxar o Brasil”.
Na Sexta-feira passada (11/07), a conta oficial do governo no X publicou um vídeo afirmando que Brasil se escreve com “S de Soberania”.
Cobrança de 50%.
Trump divulgou a nova tarifa sobre produtos brasileiros na Truth Social, sua rede social.
Argumentou-se que a decisão se justificava pela relação comercial “injusta” entre o Brasil e os EUA, bem como pelo tratamento dado pela Justiça brasileira ao ex-presidente Jair Bolsonaro – réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
O presidente Lula respondeu ao americano. Disse que o Brasil é um país com instituições independentes e reiterou que não aceitará ser “tutelado por ninguém”.
A partir de 1º de agosto, será aplicada de maneira abrangente e automática, sem distinção entre setores ou modalidades de mercadorias.
Isso eleva o custo dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, podendo diminuir a competitividade de exportadores brasileiros.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.