Oposição ameaça obstruir e defende anistia após prisão de Bolsonaro
Deputados declaram intenção de conduzir esforços legislativos; comissão solicita aceleração do processo de destituição de Moraes.

Lideranças da oposição no Congresso Nacional anunciaram nesta terça-feira (5) que obstruirão os trabalhos legislativos em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do PL na Câmara, deputado Sustenes Cavalcante (RJ), declarou que a oposição está se preparando para a “guerra”. Ele disse que os parlamentares estarão “entrenchados com uma série de ações” para pressionar as Casas legislativas em favor da anistia dos condenados do 8 de janeiro e do processo de impeachment de Moraes.
“A partir de agora estamos nos preparando e nos apresentando para a guerra. Se é guerra que o governo quer, guerra que o governo terá. Não haverá paz no Brasil enquanto não houver discurso de conciliação que passe pela anistia, pela mudança do fim do foro e impeachment de Moraes”, declarou a jornalistas.
Leia também:

“Censura nos EUA parece passar pelo Brasil”, afirma ex-secretário de Trump

Qual foi a primeira noite de ocupação das galerias do plenário do Congresso?

Ministro chinês denuncia “intervenção externa indevida” em relação ao Brasil
As medidas são parte do denominado “pacote da paz”, anunciado por integrantes da oposição nesta terça-feira durante declaração a jornalistas na rampa do Congresso. Na lista de prioridades, também consta a proposta de emenda à Constituição que extingue o foro privilegiado de parlamentares.
Os parlamentares também solicitaram diálogo e uma resposta dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante que o presidente Davi Alcolumbre compreenda e possua a devida postura neste momento e autorize a abertura do processo de impedimento por crime de responsabilidade contra o ministro Alexandre de Moraes, declarou o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).
Marinho criticou a ausência de diálogo com Alcolumbre. Ele comunicou que a oposição se deslocará para ocupar as comissões plenárias da Câmara e do Senado, visando impedir as ações do Legislativo.
“Buscaremos impedir as sessões. O Senado já está assim, com cinco senadores sentados à Mesa e deputados também estão na Câmara. É uma medida extrema, entendemos, mas faz mais de 15 dias que eu, como líder da oposição, não consigo interlocução com o senador Davi Alcolumbre. É um desrespeito com a Casa”, declarou.
Concessão de direitos humanos.
O deputado Altineu Cortés (PL-RJ), primeiro vice-presidente da Câmara, anunciou ter informado Motta de que, caso este assuma a presidência plena da Casa, irá incluir na pauta o projeto de anistia. Isso acontecerá, segundo ele, se Motta se ausentar do país.
Como vice da Câmara e do Congresso, sempre procurei equilíbrio e diálogo. Respeitei Motta, que tem a pauta na sua mão. Diante dos fatos, já comuniquei Motta que, no primeiro momento em que exercer a presidência plena da Câmara, quando Motta se ausentar do país, irei pautar a anistia.
A proposta de anistia permanece sem andamento na Câmara desde o ano passado. Apesar da pressão de parlamentares, Motta determinou, em abril, que o projeto não fosse priorizado.
A análise não favorece Bolsonaro, que permanece inelegível até 2030, mas a intenção da oposição é que o perdão se estenda ao ex-chefe do Executivo, para que ele retome seus direitos políticos e possa concorrer às próximas eleições.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)