Ataques chocantes no Pacífico e Caribe ceifam 11 vidas! 😱 Forças dos EUA ordenam operações contra embarcações e acusam tráfico de drogas. Críticas internacionais circulam sobre falta de provas. Mais detalhes!
O Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (17 de julho de 2026) a morte de 11 indivíduos em operações militares realizadas na noite de segunda-feira (16 de julho de 2026) contra três embarcações no Oceano Pacífico e no Caribe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ataques, ainda sem detalhes sobre a justificativa, resultaram em vítimas em áreas distintas do Pacífico Oriental, na mesma região e no Caribe.
De acordo com informações divulgadas, as forças americanas acusam os tripulantes dos barcos de estarem envolvidos em atividades de tráfico de drogas, embora sem apresentar evidências concretas. Não foram reveladas as nacionalidades ou identidades das vítimas, que seriam todos homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ataques foram ordenados em setembro de 2025 pelo governo de Donaldo Trump, em resposta às pressões exercidas sobre o governo de Nicolás Maduro na Venezuela.
Esta não é a primeira vez que o Comando Sul dos EUA realiza operações militares nesse contexto. Nos últimos anos, militares estadunidenses já executaram mais de 30 ataques contra embarcações no Oceano Pacífico e no Caribe. Estes atos resultaram na morte de mais de 100 pessoas, um número que não possui registro oficial.
As ações americanas têm gerado críticas de diversas fontes. A Organização das Nações Unidas, países da América Latina e especialistas em segurança e terrorismo questionam a legitimidade das operações, que não apresentam provas concretas do envolvimento dos barcos e de seus tripulantes em atividades ilícitas.
Até o momento, o governo Trump não divulgou dados oficiais sobre as operações.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.