Operações israelenses deixam 25 mortos, segundo a Defesa Civil de Gaza
O assentamento palestino também enfrenta a ameaça da fome, devido ao rigoroso bloqueio imposto por Israel.
A Defesa Civil de Gaza informou sobre 25 vítimas no sábado, 26, em decorrência de ataques e disparos israelenses no território palestino sob cerco, que enfrenta mais de 21 meses de conflito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Mahmoud Bassal, porta-voz da Defesa Civil, três ataques aéreos na Cidade de Gaza, no norte do território, resultaram na morte de nove palestinos, que enfrentam a ameaça da fome.
Foram confirmadas ainda outras 11 mortes em quatro ataques próximos a Khan Yunis, no sul, incluindo seis em um acampamento de deslocados em Al Mawasi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um ataque por drones também ceifou a vida de duas pessoas na área de Nuseirat, no centro de Gaza.
Bassal informou que três indivíduos faleceram devido a disparos de origem israelense, em três ocorrências no norte, centro e sul.
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
A Defesa Civil informou que uma pessoa faleceu após as forças israelenses dispararem contra um grupo de civis reunidos ao noroeste de Gaza.
Milhares de pessoas estavam presentes no local para receber assistência alimentar.
Abu Samir Hamoudeh, de 42 anos, relatou que o Exército israelense disparou “quando indivíduos tentaram se aproximar do ponto de distribuição”, situado próximo a um posto militar.
Os militares israelenses informaram à AFP que estavam a investigar o incidente.
No entanto, em uma declaração, indicaram que prosseguiam com suas atividades em Gaza e que haviam eliminado integrantes de uma “seção terrorista” que havia instalado um dispositivo explosivo contra militares.
A Força Aérea atacou mais de 100 alvos terroristas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, de acordo com o comunicado.
Conforme relatado por Bassal, equipes de resgate encontraram os corpos de 12 indivíduos entre os destroços na manhã de sábado, na área de Morag, ao norte de Rafah (sul), vítimas de um ataque aéreo israelense na noite de sexta-feira.
Ele detalhou que a ação foi conduzida em parceria com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).
As restrições impostas aos meios de comunicação por Israel, que cercam Gaza desde o início da guerra, e a dificuldade de acesso a diversas áreas, impedem à AFP verificar de forma independente os relatos das diferentes partes.
O conflito na Faixa de Gaza iniciou-se após o ataque sem precedentes do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, desencadeando uma operação que resultou na morte de 1.219 israelenses, na sua maioria civis, conforme dados oficiais da AFP.
Israel respondeu com uma ofensiva que resultou em pelo menos 59.676 mortos, em sua maioria civis, conforme dados do Ministério da Saúde do Hamas, que foram avaliados como confiáveis pela ONU.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












