Operação Tarja Preta da PF desmantela esquema de exportação ilegal de medicamentos para os EUA
A Polícia Federal deflagra a Operação Tarja Preta, desmantelando esquema de exportação ilegal de medicamentos controlados para os EUA, com prisões e apreensões.
Operação Tarja Preta da PF Combate Exportação Ilegal de Medicamentos
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Tarja Preta, com o objetivo de desmantelar um esquema de exportação ilegal de medicamentos controlados para os Estados Unidos. A operação contou com a colaboração do Ministério Público Federal (MPF), da Drug Enforcement Administration (DEA) e de autoridades norte-americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da PF, o grupo investigado realizava o envio de medicamentos em desacordo com as normas sanitárias tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. A ação visa cumprir seis mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária, em endereços residenciais e comerciais em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Líder da Organização Criminosa Preso nos EUA
O líder da organização criminosa foi localizado e detido em Orlando, na Flórida, por agentes do governo norte-americano. A PF informou que, após os procedimentos legais, ele será deportado para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As investigações, que começaram em 2023, revelaram uma estrutura criminosa com divisão de tarefas entre fornecedores, intermediários e receptadores. Durante o processo de envio, a PF e o U.S. Customs and Border Protection (CBP) interceptaram algumas remessas.
Medicamentos Apreendidos e Possíveis Crimes
Entre os medicamentos apreendidos estão Zolpidem, Alprazolam, Clonazepam, Pregabalina e Ritalina, todos classificados como entorpecentes. A investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé também apontou movimentações financeiras atípicas e transferências bancárias relacionadas ao grupo, sugerindo possível lavagem de dinheiro.
Leia também:
Polícia Militar realiza operação em comunidades do Rio de Janeiro para combater tráfico e criminalidade
Jovem Andrew Andrade do Amor Divino morre após disparo de policial no Rio de Janeiro
Túnel Zuzu Angel interditado por mais de 1h30 após tombamento de caminhão deixa três feridos
A operação contou ainda com o apoio dos Correios. Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas, além de outros delitos que possam ser identificados durante a apuração.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












