Operação de captura de Nicolás Maduro gera caos na Venezuela; espaço aéreo deserto e ataques em Caracas marcam a madrugada de sábado (3). Descubra os detalhes!
O site de rastreamento de voos FlightRadar24 revelou um espaço aéreo deserto sobre a Venezuela durante a operação de captura do ditador Nicolás Maduro, coordenada pelos Estados Unidos, conforme informou um oficial americano. A imagem mostra a ausência de qualquer ícone de avião sobre o país enquanto os ataques eram realizados na capital, Caracas, na madrugada de sábado (3).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo venezuelano relatou que os ataques também atingiram os estados de Miranda, Aragua e La Guaira, levando à declaração de estado de emergência nacional e à mobilização das forças de defesa. Testemunhas da agência Reuters e imagens que circularam nas redes sociais relataram explosões, aeronaves e fumaça preta sobre Caracas a partir das 2h (3h, no horário de Brasília) de sábado (3), por aproximadamente 90 minutos.
De acordo com um oficial venezuelano ouvido pelo jornal The New York Times, a esposa de Maduro, Cilia Flores, estava presente no momento da captura. O casal foi retirado à força do quarto por forças especiais e levado de helicóptero para Manhattan, onde foi escoltado até o local por um comboio de veículos policiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos informou que a Venezuela será governada pelo país norte-americano por um período, incluindo a possibilidade de envio de tropas, se necessário. A forma como Trump pretende supervisionar a Venezuela ainda não está clara, e a remoção de Maduro pode criar um vácuo de poder no país latino-americano.
A Justiça venezuelana não definiu um prazo para que a vice-presidente Rodríguez convoque novas eleições.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.