Ônibus danificados: compreenda os efeitos de atos de vandalismo em São Paulo
Inclui-se, nesse contexto, o sentimento de insegurança da população e os gastos com a operação das empresas de transporte.

A série de ataques a ônibus tem causado impactos sociais e econômicos relevantes em São Paulo e Região Metropolitana, a partir de 12 de junho. Dentre eles, destacam-se o aumento da sensação de insegurança da população e os custos operacionais das empresas de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados indicam as vias com maior número de ocorrências.
Leia também:

5 pratos com sardinha fresca para o almoço

Procuradoria-Geral da República investiga a autenticidade de bilhete aéreo de Anderson Torres em relação aos eventos de 8 de janeiro

Oficial da Marinha é julgado popularmente por homicídio de ex-sogros no Rio
Já resultaram, inclusive, em passageiros feridos, como uma mulher que sofreu múltiplas fraturas após ser atingida no rosto por uma pedrada e uma criança ferida por estilhaços.
Ataques contra transportes públicos não se restringem ao capital. Houve registro de casos em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e em Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Em Cubatão, no litoral, três ônibus de viagem também foram alvos de ataque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na quinta-feira passada (10), com quase 600 ocorrências já contabilizadas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou que o estado não enfrentava ameaças a ônibus.
Impactos econômicos
Até 15 de julho, centenas de ônibus foram destruídos. O estado teve 667 ataques, com 432 deles ocorrendo na capital. O SPUrbanuss, sindicato do setor, aponta 947 depredações em 2025.
Conforme o sindicato, os prejuízos geram altos custos de manutenção para as empresas e podem levar a sanções financeiras em decorrência da não realização de viagens com veículos danificados, caso estes não sejam substituídos rapidamente.
Empresas como Mobibrasil, Transppass e Viação Grajá concentram a maior parte dos incidentes, principalmente nas áreas Sul e Oeste da cidade.
Investigações
A Polícia Civil investiga as motivações, que abrangem desafios divulgados na internet e insatisfação de empresas ou funcionários em relação à prefeitura e à concorrência.
A polícia divulga as linhas de investigação.
A Polícia Militar instaurou a Operação Impacto – Proteção a Coletivos, com o deslocamento de aproximadamente 7.800 policiais e 3.600 veículos.
Entre os indivíduos apreendidos em decorrência de depredações, há um adolescente. As investigações ocorrem com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), que monitora plataformas digitais em razão da suspeita de articulação dos crimes pela internet.
A operação já resultou em prisões e uma redução nas ocorrências de depredação, visando reforçar a segurança pública e inibir novas ações criminosas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.