Ônibus danificados: compreenda os efeitos de atos de vandalismo em São Paulo
Inclui-se, nesse contexto, o sentimento de insegurança da população e os gastos com a operação das empresas de transporte.
A série de ataques a ônibus tem causado impactos sociais e econômicos relevantes em São Paulo e Região Metropolitana, a partir de 12 de junho. Dentre eles, destacam-se o aumento da sensação de insegurança da população e os custos operacionais das empresas de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados indicam as vias com maior número de ocorrências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já resultaram, inclusive, em passageiros feridos, como uma mulher que sofreu múltiplas fraturas após ser atingida no rosto por uma pedrada e uma criança ferida por estilhaços.
Ataques contra transportes públicos não se restringem ao capital. Houve registro de casos em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e em Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Em Cubatão, no litoral, três ônibus de viagem também foram alvos de ataque.
Leia também:
INSS: Calendário 13º Salário 2025 com Datas e Valores para Aposentados e Pensionistas
Personagens de “Hell’s Paradise” são revelados na nova temporada de anime
Kaigaku e Zenitsu Chegam em Demon Slayer: Castelo Infinito – DLC!
Na quinta-feira passada (10), com quase 600 ocorrências já contabilizadas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou que o estado não enfrentava ameaças a ônibus.
Impactos econômicos
Até 15 de julho, centenas de ônibus foram destruídos. O estado teve 667 ataques, com 432 deles ocorrendo na capital. O SPUrbanuss, sindicato do setor, aponta 947 depredações em 2025.
Conforme o sindicato, os prejuízos geram altos custos de manutenção para as empresas e podem levar a sanções financeiras em decorrência da não realização de viagens com veículos danificados, caso estes não sejam substituídos rapidamente.
Empresas como Mobibrasil, Transppass e Viação Grajá concentram a maior parte dos incidentes, principalmente nas áreas Sul e Oeste da cidade.
Investigações
A Polícia Civil investiga as motivações, que abrangem desafios divulgados na internet e insatisfação de empresas ou funcionários em relação à prefeitura e à concorrência.
A polícia divulga as linhas de investigação.
A Polícia Militar instaurou a Operação Impacto – Proteção a Coletivos, com o deslocamento de aproximadamente 7.800 policiais e 3.600 veículos.
Entre os indivíduos apreendidos em decorrência de depredações, há um adolescente. As investigações ocorrem com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), que monitora plataformas digitais em razão da suspeita de articulação dos crimes pela internet.
A operação já resultou em prisões e uma redução nas ocorrências de depredação, visando reforçar a segurança pública e inibir novas ações criminosas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












