Alerta vermelho! Invasão de calor atinge 8 estados brasileiros. Inmet emite aviso laranja com temperaturas que quebram recordes em SP e RJ. Saiba mais!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de perigo devido à intensa onda de calor que afeta oito estados brasileiros. O alerta, válido desde a terça-feira (23 de dezembro de 2025) e com término previsto para as 18h desta sexta-feira (26 de dezembro de 2025), abrange uma extensa área, incluindo toda a região Sudeste, partes do norte do Paraná, o extremo leste de Santa Catarina, o sul de Goiás e o leste do Mato Grosso do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação é preocupante, com temperaturas elevadas que estão quebrando recordes.
Impacto nas Temperaturas
Segundo o Inmet, o fenômeno se caracteriza por um aumento de 5°C na temperatura em relação à média mensal, independentemente da duração. A causa principal é a atuação de uma massa de ar quente e seco, intensificada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que está atuando como um bloqueio, impedindo a chegada de sistemas de chuva mais organizados e contribuindo para a manutenção das altas temperaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação é agravada pelo padrão de tardes muito quentes e madrugadas com temperaturas elevadas, típico de ondas de calor.
Em São Paulo, a capital quebrou seu recorde histórico para dezembro na quinta-feira (25 de dezembro de 2025). A temperatura atingiu 35,9°C, superando a marca anterior de 35,6°C registrada em 3 de dezembro de 1998. No Rio de Janeiro, a situação é ainda mais crítica, com 22 municípios enfrentando excesso de calor, classificado como leve, severo ou extremo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ).
A prefeitura declarou o nível 3 de calor na cidade.
A tendência atual é de persistência das altas temperaturas até pelo menos o próximo domingo (28 de dezembro de 2025). Enquanto isso, estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina estão sob forte influência do calor. Regiões do Centro-Oeste e o extremo sul de Goiás também sofrem com as temperaturas elevadas. No Rio de Janeiro, o calor deve retornar com força total na semana seguinte, após um período de nebulosidade e chuvas passageiras. Já no Sul, a previsão é de que as chuvas ajudem a amenizar as temperaturas após o Natal. As áreas Norte e Nordeste não estão diretamente afetadas, com o calor sendo mais sentido no interior, enquanto o litoral permanece sob a influência da ventilação oceânica, que ajuda a controlar as temperaturas máximas.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.