Onda de Calor e Ciclone Afetam Sul e Sudeste do Brasil
Uma intensa onda de calor está afetando a região Sul do Brasil, com temperaturas que podem chegar a 5 °C acima da média, superando os 44 °C. Além disso, o quarto ciclone do ano impactará as costas das regiões Sul e Sudeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Nottus meteorologia anunciou a formação do ciclone, que será menos intenso na costa do Sudeste nesta quarta-feira (4). Este fenômeno climático poderá contribuir para a manutenção do corredor de umidade entre o Sudeste e o Norte do Brasil, favorecendo a formação de nuvens de chuva.
Previsões de Chuvas e Ventos
Há previsão de chuvas fortes no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e nas áreas do Espírito Santo que fazem divisa com o Rio de Janeiro. Também são esperadas rajadas de vento moderadas a fortes, variando entre 35 e 50 km/h, especialmente no litoral do Espírito Santo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outras regiões, durante as chuvas, os ventos podem ser ainda mais intensos, alcançando entre 45 e 60 km/h. A Climatempo destaca que as áreas do Oeste, Missões, Região Central e Planalto do Rio Grande do Sul devem registrar as temperaturas mais elevadas nos próximos dias.
Calor Intenso no Sul do Brasil
Em várias cidades do Rio Grande do Sul, os termômetros podem atingir 40 °C até o próximo fim de semana. Entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6), o efeito pré-frontal, que ocorre antes da chegada de uma frente fria, deve intensificar os ventos quentes sobre o estado, elevando as temperaturas em praticamente toda a região.
LEIA TAMBÉM!
Além do Rio Grande do Sul, o calor extremo também afetará partes de Santa Catarina e algumas cidades do extremo sul do Paraná, onde as máximas podem se aproximar dos 40 °C. Essa situação exige atenção especial em relação aos impactos na saúde da população.
