Três onças-pintadas, uma fêmea e seus filhotes, foram avistadas na última semana de agosto, no Pantanal de Mato Grosso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O registro de animais ocorreu durante uma visita à pousada Piuval, na Transpantaneira. Os filhotes, Shawn e Ayra, com a mãe Nina, impressionaram os hóspedes que frequentam o local para observar os felinos em seu ambiente natural.
A CNN obteve o vídeo registrado no local, no município de Poconé.
LEIA TAMBÉM!
O guia turístico, Branco Correia Pantaneiro, explica que, similarmente ao caso de Nina, a “pura-onça” geralmente para dois filhotes, e que, devido à ausência de predadores, Branco afirma que, por viver nas proximidades da pousada, a onça Nina já se acostumou com o ser humano ao redor.
De acordo com Branco, a progressão do turismo em biomas, como o Pantanal, tem se intensificado em razão do interesse pelas trilhas. Indivíduos viajam até o Mato Grosso, na expectativa de contemplar esta “beleza natural”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Há muitas pessoas que se emocionam. É um momento único para elas,” relata Branco.
da Nina com seus filhotes.
Como agir ao se deparar com uma onça.
De acordo com o instituto, onças-pintadas e onças-pardas são animais selvagens e o contato direto com os seres humanos pode ocorrer, porém a prioridade deve ser sempre a sua prevenção.
Devido aos estudos comportamentais desses animais e ao conhecimento local de pantaneiros e pantaneiras, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) definiu algumas normas que a população deve adotar em um encontro casual com esse felino.
Sob a supervisão de Thiago Félix.
Fonte por: CNN Brasil