Oktoberfest: Summit em Blumenau revela fórmula para atratividade futura da festa
O maior evento de celebração da cultura germânica nas Américas é seu cartão de visitas, com impressionantes 86% de satisfação dos clientes.
Oktoberfest de Blumenau: Um Gigante da Indústria de Eventos
A Oktoberfest de Blumenau se destaca na indústria de eventos, sendo reconhecida não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Os números que a cercam são impressionantes, e seu título de maior celebração da cultura germânica nas Américas é um verdadeiro cartão de visitas, com um índice de satisfação de 86% entre os visitantes.
Para entender a magnitude desse modelo de negócio, que é considerado parte da economia criativa, ocorreu entre segunda e quarta-feira, no Teatro Carlos Gomes, a primeira edição do Oktoberfest Summit. O evento proporcionou uma imersão nos bastidores da organização, discutindo o sucesso do passado, os ajustes necessários no presente e as estratégias para o futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oktoberfest: Líder em Eventos Gastronômicos
No ranking de eventos gastronômicos do Brasil, a Oktoberfest também ocupa a liderança. Durante os 19 dias de festividades, cerca de 600 mil pratos típicos da culinária alemã são vendidos. Um exemplo de sua relevância é o leilão para a patrocinadora master da festa, que em 2023 teve a disputa entre as duas maiores cervejarias do mundo, Ambev e Heineken, resultando em 27 lances e um contrato de R$ 100 milhões com o município.
Leia também:

Bank of America registra lucro e receita acima do esperado no 3º trimestre

LVMH registra crescimento nas vendas do 3º trimestre e impulsiona setor de luxo

Angelo Max Donaton, aos 40 anos, fatura R$ 25 milhões com a Lavô e planeja expansão internacional
A Ambev venceu a disputa, e a tensão do leilão foi tamanha que um vídeo dos bastidores viralizou. A festa, organizada pela prefeitura, espera alcançar uma receita superavitária de aproximadamente R$ 10 milhões, impulsionada por 30 marcas que apoiam o evento.
Desafios e Inovações para o Futuro
As edições em que mais de 1 milhão de pessoas frequentavam a Via Germânica, como em 1992, são parte do passado. Hoje, a segurança é uma prioridade, com um sistema avançado de videomonitoramento que garante a proteção dos participantes, especialmente das mulheres. Além disso, a festa oferece atrações para toda a família, não se limitando apenas ao consumo de bebidas.
Os organizadores já consideram a 40ª edição da Oktoberfest como histórica. No entanto, a pergunta que se impõe é: como continuar se reinventando até 2026, 2030 ou 2040? Um planejamento de longo prazo é essencial para manter o interesse das novas gerações, que não veem a bebida como o principal atrativo.
Oktoberfest Summit: Compartilhando Conhecimento
Durante o Summit, foram discutidos a história da festa, os protagonistas que contribuíram para seu sucesso e os desafios enfrentados. O evento reuniu mais de 30 especialistas do Brasil e do exterior, abordando temas como turismo, marketing, tecnologia, segurança, sustentabilidade e licenciamento de marcas.
A cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira, foi um espetáculo à parte, com a presença de monges cervejeiros e da rainha e princesas da festa. O diretor-geral da Oktoberfest Blumenau, Guilherme Benno Guenther, compartilhou os bastidores da organização desde a década de 1980, ao lado de personalidades como Delton Batista, Vinicius Lummertz, Guilherme Paulus e Lucas Amorim.
Gelson Walker, organizador do Summit, destacou que compartilhar a experiência da Oktoberfest é uma forma de fornecer a outros municípios as ferramentas necessárias para transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico. “O impacto da Oktoberfest vai além dos setores diretamente envolvidos, beneficiando toda a região e gerando resultados positivos para a comunidade”, concluiu Walker.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.