Oi solicita o encerramento do Capítulo 15 nos EUA e analisa nova proteção judicial
A Oi apresentou requerimento ao Tribunal de Falências de Nova York, buscando avaliar opções para superar dificuldades financeiras.

A operadora Oi (OIBR3) apresentou, na segunda-feira (7.jul.2025), um pedido para concluir o processo de Capítulo 15 nos Estados Unidos. A solicitação foi direcionada ao Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, competente para tratar de procedimentos de recuperação judicial de outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Capítulo 15 é um instrumento para que a Justiça americana reconheça a recuperação judicial da Oi em curso no Brasil. Segundo a empresa, o encerramento do processo se dá após a implementação das medidas previstas no plano aprovado por credores em abril de 2024.
A empresa afirma que a manutenção do equipamento perdeu importância considerando o estágio atual do processo no Judiciário brasileiro.
Leia também:

BYD Dolphin Mini 2026 apresenta 5 assentos, uma nova cor e preço mais baixo; confira

Treinador do Chelsea se manifesta novamente sobre a tabela de jogos em entrevista coletiva

Haddad afirma que demonstrará a Moraes a importância do IOF
A Oi continua avaliando alternativas para lidar com sua situação financeira. Entre as opções em análise, está a abertura de um novo processo nos EUA, utilizando o Capítulo 11, mecanismo que possibilita a reestruturação de empresas com ativos nos Estados Unidos.
Capítulo 15
O Capítulo 15 integra o Código de Falências dos Estados Unidos e visa promover a cooperação entre tribunais estrangeiros e o sistema judiciário norte-americano em processos de insolvência internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O dispositivo possibilita que processos de recuperação judicial iniciados em outros países sejam reconhecidos nos EUA, assegurando proteção contra ações judiciais de credores norte-americanos durante a reestruturação da empresa.
Já o Capítulo 11 é um mecanismo previsto no mesmo código que permite às empresas solicitarem proteção contra credores enquanto reorganizam suas dívidas e operações.
Diferentemente do capítulo 15, que se limita a identificar processos estrangeiros, o 11 institui um procedimento abrangente de recuperação nos Estados Unidos, envolvendo supervisão judicial e a negociação direta com credores.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.