A organização que denunciava fraudes eleitorais interrompeu suas atividades após a prisão de seu diretor.
O Golos, único observatório eleitoral independente da Rússia, anunciou o encerramento de suas atividades nesta terça-feira (8.jul.2025). A decisão se dá dois meses após seu co-presidente, Grigory Melkonyants, ser condenado a 5 anos de prisão por supostamente trabalhar com uma “organização indesejável”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A organização, cujo nome em russo significa tanto “voz” quanto “voto”, foi designada como “agente estrangeiro” pelas autoridades russas, classificação que carrega conotações negativas relacionadas à espionagem da era soviética. Segundo a Reuters, essa designação tem sido amplamente utilizada pelo governo russo para pressionar organizações da sociedade civil e veículos de mídia independentes nos últimos anos.
O grupo alcançou destaque em 2011 ao apresentar provas de fraude nas eleições parlamentares daquele ano, gerando manifestações da oposição. O Golos também questionou a organização dos processos eleitorais presidenciais de 2012 e 2024.
Melkonyants, que rejeitou qualquer irregularidade, recebeu em maio de 2025 uma sentença para cumprir pena em regime fechado. A organização declarou que a condenação do seu co-presidente visava silenciá-la.
As autoridades russas sempre negaram as alegações de fraude apresentadas pelo observatório. O grupo, por sua vez, sustentava que exercia um serviço imparcial à Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A organização declarou em comunicado, obtido pela agência de notícias, que “esta decisão judicial não nos deixa escolha, pois coloca não apenas todos os participantes do Golos em risco de processo criminal, mas também aquelas pessoas que simplesmente solicitaram aconselhamento e assistência jurídica”.
“A justiça, infelizmente, nem sempre vence, é preciso lutar por ela. E sempre há risco de perder. Desta vez aconteceu assim”. Com o encerramento do Golos, a Rússia fica sem um observatório eleitoral independente para monitorar futuros processos eleitorais no país.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.