Observatório do Clima condena licença da Petrobras e anuncia ação judicial contra Ibama
Organização considera o aval do Ibama para pesquisa na Margem Equatorial como “desastroso” e uma “sabotagem à COP30”.
Licença à Petrobrás é considerada “desastrosa” pelo Observatório do Clima
O Observatório do Clima classificou como “desastrosa” a concessão de licença à Petrobrás para a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, na Margem Equatorial. O aval foi concedido pelo Ibama.
Em nota, o Observatório afirmou que “a aprovação é uma sabotagem à COP e vai na contramão do papel de líder climático reivindicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário internacional”. A organização anunciou que irá recorrer à Justiça para denunciar “ilegalidades” no processo de licenciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consequências ambientais e legais
A decisão é considerada desastrosa do ponto de vista ambiental, climático e da sociobiodiversidade. O comunicado destaca que, para enfrentar essa situação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais buscarão a Justiça para apontar as ilegalidades e falhas técnicas do processo de licenciamento, que poderiam anular a licença.
Leia também:

Haddad afirma que “pobre no orçamento e rico no IR” incomoda elite durante evento com Lula em SP

Presidente do PSDB no Ceará confirma filiação de Ciro Gomes ao partido após saída do PDT

Barroso garante segurança vitalícia a aposentados após decisão do STF em junho
Além disso, o Observatório ressaltou que a licença contraria a ciência e se opõe a decisões de tribunais internacionais sobre a urgência de interromper a expansão dos combustíveis fósseis.
Detalhes da perfuração
A licença foi concedida à Petrobrás nesta segunda-feira (20), após anos de espera e conflitos entre o governo, a estatal e o Ibama. O poço exploratório está situado em águas profundas do Amapá, a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.
A perfuração está prevista para começar imediatamente, com duração estimada de cinco meses, conforme informações da Petrobrás. O Observatório do Clima é uma entidade que reúne mais de 130 organizações ambientalistas, focando em descarbonização, aquecimento global e sustentabilidade.
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.