Observação: Chuvas de meteoros iluminam o céu do Rio Grande do Sul; quase 500 foram registrados
Serão observados fenômenos nos próximos 20 dias.

Duas chuvas de meteoros foram observadas no Rio Grande do Sul, compreendendo as chuvas Delta Aquáridas do Sul e Alpha Capricornídeos, entre a noite de segunda-feira (28) e a madrugada desta quinta-feira (31).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento foi registrado pelas câmeras do projeto Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, e pelo Clube de Astronomia do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Santo Ângelo, no Noroeste gaúcho.
De acordo com o Diálogo Astronômico, houve 481 registros. Destes, 227 meteoros foram detectados por uma única câmera de alta resolução, pertencente à Global Meteor Network, localizada no Santa Maria Tecnoparque.
Leia também:

Colisão de ônibus causa óbitos na rodovia da Serra Gaúcha

Jovem acusado de agressão a alunos em escola do Rio Grande do Sul depoisa-se às autoridades

Lobo-marinho busca abrigo em vias urbanas de cidade no Rio Grande do Sul em meio a ciclone
Foram detectados outros 254 meteoros por 3 câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), instaladas no Tecnoparque e no Campus Santo Ângelo do IFFar. Seguem os registros das chuvas:
De acordo com o Observatório Nacional, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingiu o ápice na noite desta quarta-feira. “O que é notável sobre esta chuva é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidos durante seu período de atividade. Esta chuva é vista igualmente bem em ambos os lados do equador”, explica o Dr. Marcelo de Cicco, coordenador do projeto de monitoramento de meteoros Exoss, ligado ao Observatório Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul atingiu seu pico na madrugada desta quinta-feira (31), com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no ápice. Esse número é superior à Alpha Capricornídeos, que apresenta um máximo de 5 meteoros.
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos persiste até o dia 15 de agosto. Já a Delta Aquaridas do Sul deve finalizar sua exibição em 23 de agosto.
O Observatório Nacional recomenda que interessados no evento busquem áreas com céu escuro, afastadas de fontes de luz. Segue a sugestão de concentrar o olhar nas constelações de Capricórnio e Aquário, o que pode otimizar as chances de visualização dos meteoros.
O que são meteoros?
Meteoros são corpos celestes minúsculos que atravessam o espaço e entram na atmosfera terrestre, queimando parcialmente ou totalmente por causa da interação com o ar e o oxigênio.
A luz visível observada no céu, designada como “estrela cadente”, surge devido à passagem de vários meteoros pelo espaço, originários de um mesmo ponto, denominado radiante.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)