Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Obesidade: nova diretriz foca em abordagem criteriosa com Wegovy e Mounjaro

Obesidade: nova diretriz foca em abordagem criteriosa com Wegovy e Mounjaro

A associação recomenda o tratamento de pacientes com complicações da obesidade, independentemente do valor do Índice de Massa Corporal, que seja inferior a 30.

Por: Sofia Martins

30/05/2025 12:05

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A nova Diretriz Brasileira para o Tratamento Farmacológico da Obesidade, divulgada pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), estabelece a priorização do uso adequado de medicamentos para perda de peso, incluindo Wegovy, Mounjaro e Saxenda, mesmo em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 30, sempre que houver critérios clínicos pertinentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento, apresentado na abertura do Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica (CBOSM) 2025, reconhece a obesidade como uma doença crônica que necessita de acompanhamento contínuo. Adicionalmente, em contraste com as abordagens prévias, que enfatizavam o IMC como critério para a prescrição de medicamentos, a nova diretriz prioriza a personalização do tratamento.

Não é uma receita de bolo, mas um guia clínico construído com base em evidências e voltado à realidade brasileira. Ele respeita a individualidade do paciente e valoriza a decisão compartilhada, afirma Fernando Gerchman, endocrinologista e membro do Departamento Científico da Abeso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento apresenta 35 recomendações fundamentadas em evidências científicas e alinhadas com o consenso de 15 sociedades médicas.

A nova diretriz brasileira define novos critérios para o diagnóstico de obesidade, indicando o tratamento de pacientes com complicações associadas à obesidade, mesmo quando o IMC estiver abaixo de 30, levando em conta a circunferência da cintura e a relação cintura/altura.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Fiocruz Lança Estudo Inovador sobre Injeção Semestral de Prevenção ao HIV no SUS

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Atividade Física: 4 Sinais de Alerta que Você Não Pode Ignorar para Evitar Lesões!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Estudo revela novas trajetórias do Transtorno do Espectro Autista e suas variantes genéticas!

O documento também recomenda que o tratamento medicamentoso deva ser acompanhado, desde o início, por alterações no estilo de vida. Além disso, sugere a preferência por medicamentos com alta ou moderada eficácia para o emagrecimento, como a liraglutida (Saxenda), da semaglutida (Ozempic e Wegovy) e da tirzepatida (Mounjaro).

A nova orientação sugere o emprego desses fármacos, mesmo que de forma não aprovada, como Ozempic e Mounjaro, que foram autorizados para o tratamento do diabetes tipo 2, porém demonstraram segurança e eficácia para a perda de peso em estudos clínicos.

Esses medicamentos apresentaram benefícios notáveis em ensaios clínicos extensivos. A semaglutida, por exemplo, diminuiu em 20% os eventos cardiovasculares em pacientes com obesidade e histórico de doença cardíaca. Já a tirzepatida demonstrou, em estudo com indivíduos com pré-diabetes, uma redução de 99% na incidência de diabetes tipo 2.

É também recomendado que as decisões sobre o tratamento sejam tomadas considerando os padrões de comportamento, a alimentação e as preferências dos pacientes, com atenção a fatores genéticos, psicológicos, sociais e ambientais, além de outras características individuais.

“Detectamos que, ao categorizar pacientes considerando seus hábitos alimentares, é possível proporcionar um tratamento mais específico e eficiente”, afirma Gerchman.

Essa estratégia possibilita que os médicos escolham os medicamentos conforme o perfil de cada indivíduo, levando a uma maior adesão. “O acolhimento e a escuta são fundamentais para o sucesso teraputico. Precisamos ser parceiros dos nossos pacientes. Isso compreende ouvir as preferências, respeitar os objetivos e aplicar o tratamento mais eficaz possível dentro da realidade de cada um”, declarou João Eduardo Salles, membro do Departamento Científico da Abeso, na apresentação.

A diretriz também contraindica fórmulas magistrais com substâncias não validadas ou potencialmente perigosas, como diuréticos e hormônios, e alerta que o tratamento da obesidade deve ser contínuo. “O que os estudos mostram é que, quando o medicamento é interrompido, o peso volta”, reconhece a diretriz e recomenda a manutenção terapêutica com reavaliação constante, explica o Marcio Mancini.

Inclui-se, entre outros aspectos relevantes da nova diretriz:

A apresentação da diretriz ocorreu em uma sessão especial do CBOSM 2025, e a publicação deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

Novo estudo aponta que 25% dos adolescentes apresentarão obesidade ou sobrepeso em 2030.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
IMCMounjaroObesidadeObesidade CrônicaWegovy
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Internacional

Trump defende Kristi Noem e Tom Homan em meio a críticas e investigações sobre imigração

31/01/2026 2:23 | 1 min de leitura

● Desfile Imperdível: Escolas de Samba do Rio de Janeiro Brilham na Marquês de Sapucaí!

31/01/2026 7:05 | 2 min de leitura

● Prazo Final para Lista de Espera do Sisu 2026: Não Perca a Chance de Garantir sua Vaga!

31/01/2026 3:05 | 2 min de leitura

● Elena Rybakina brilha e conquista o Australian Open 2026 em emocionante revanche contra Sabalenka!

31/01/2026 9:09 | 3 min de leitura

● Desafios Financeiros do GDF: Aporte no BRB e Obstáculos na Gestão de Ibaneis Rocha

31/01/2026 3:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!