O WhatsApp implementará anúncios no Status e em canais por assinatura

A Meta garante que a criptografia de ponta a ponta continuará sendo utilizada, assegurando a proteção das mensagens e chamadas dos usuários.

16/06/2025 21:31

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O WhatsApp implementará anúncios no Status e em canais por assinatura
(Imagem de reprodução da internet).

Os brasileiros começarão a visualizar anúncios no WhatsApp até o final de 2025, anunciou a Meta nesta segunda-feira (16.jun.2025). As publicidades aparecerão no Status, funcionalidade similar aos Stories do Instagram, em que usuários compartilham conteúdo temporário.

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Ao interagir com um anúncio, o usuário será direcionado para uma conversa direta com o anunciante. A empresa assegurou que a criptografia de ponta a ponta será mantida, protegendo as mensagens, chamadas e o status dos usuários.

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A Meta indicou que empregará apenas “dados restritos” para segmentação publicitária, abrangendo país, idioma do aparelho, canais consultados e interações com anúncios. Se o WhatsApp estiver vinculado à Central de Contas da Meta, informações do Facebook e Instagram também poderão ser utilizadas.

A empresa afirma que mais de 1,5 bilhão de pessoas acessam diariamente a aba de Atualizações — onde estão Status e Canais — que permanecerá separada das conversas privadas.

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Além das publicações no Status, o WhatsApp implementará a assinatura paga de Canais. A alteração possibilita que criadores ofereçam conteúdo exclusivo para assinantes, semelhante ao modelo do Instagram. A plataforma também permitirá impulsionamento de Canais, com maior visibilidade na aba Explorar mediante pagamento. A empresa enfatiza que a maioria dos canais continuará sendo exibida organicamente.

Adquirido pela Meta em 2014, o WhatsApp manteve-se sem anúncios por uma década e sua monetização ocorria por meio de serviços empresariais como o WhatsApp Business. Os cofundadores Jan Koum e Brian Acton sempre se opuseram à publicidade no aplicativo. Mark Zuckerberg, fundador da Meta, inicialmente garantia que não haveria anúncios “nos próximos anos”. Koum e Acton, posteriormente, deixaram a empresa em razão de divergências sobre a direção do produto.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.