O volume de movimentação de cargas nos portos atingiu 532 milhões de toneladas
A safra e o retorno do escoamento no Rio Grande do Sul fortaleceram o desempenho até maio de 2025.

Os portos brasileiros registraram 532 milhões de toneladas de cargas nos primeiros cinco meses de 2025, conforme dados divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) nesta quinta-feira (10.jul.2025). O volume representa um aumento de 0,8% em relação ao período de 2024 e estabelece um novo recorde no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério de Portos e Aeroportos destaca o escoamento da safra recorde de grãos e a retomada dos embarques no Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, como fatores responsáveis pelo desempenho.
O ponto alto da produção agrícola acontece no segundo semestre, porém, desde o ano passado observamos um aumento da demanda no início do ano, afirmou o Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.
Leia também:

Líder mexicano acredita em acordo com os Estados Unidos até agosto

Dolly Parton afirma não ser capaz de compor após a perda do marido

Bahia e Atlético-MG: provações e locais para acompanhar o jogo do Campeonato Brasileiro
A movimentação de cargas nos terminais portuários registra 3 meses consecutivos de desempenho positivo. Em maio, foram transportadas 118,4 milhões de toneladas.
O Porto de Rio Grande (RS) registrou elevação de 47% no volume transportado em relação a 2024. Esse resultado notável se deve à retomada das operações após as inundações que impactaram o estado do Rio Grande do Sul em maio do ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consulte a comparação mensal com 2024. Clique aqui para abrir a tabela em uma nova guia.
Os portos do país que apresentaram maiores volumes de movimentação no período, foram:
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), considera que o movimento nos portos está ligado às políticas do Ministério para elevar a capacidade dos terminais portuários no Brasil.
O aumento do movimento nos portos reflete as políticas públicas e o crescimento da economia. Estamos adotando medidas para ampliar ainda mais a capacidade de nossos portos e descentralizar a movimentação, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do país, declarou.
Em 2025, está previsto o leilão do Terminal de Contêineres 10, no Porto de Santos, o qual elevará em 50% a capacidade do maior porto brasileiro.
Em setembro, ocorrerá o leilão para a concessão do acesso canal ao Porto de Paranaguá, sendo que esse modelo será aplicado posteriormente nos portos de Itajaí (SC), Santos (SP), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.