O volume de exportações aumentou 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo dados do IBGE

As importações, quando contabilizadas no Produto Interno Bruto, apresentaram uma queda de 2,9% na mesma comparação.

02/09/2025 12:00

1 min de leitura

O volume de exportações aumentou 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo dados do IBGE
(Imagem de reprodução da internet).

O volume de exportações aumentou 0,7% no segundo trimestre de 2025 em relação ao primeiro trimestre. Os dados foram divulgados pelo IBGE, que anunciou nesta terça-feira (2) os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As exportações apresentaram aumento de 2% em relação ao segundo trimestre de 2024.

As importações contabilizadas no PIB diminuíram 2,9% no segundo trimestre de 2025 em relação ao primeiro trimestre. Em comparação com o segundo trimestre de 2024, as importações apresentaram aumento de 4,4%.

Leia também:

A contabilidade das exportações e importações em relação ao Produto Interno Bruto difere daquela utilizada na elaboração da balança comercial. No PIB, são considerados produtos e serviços, e as flutuações percentuais apresentadas referem-se ao volume.

Na balança comercial, são considerados apenas produtos, e o registro é realizado com base em valores, com forte influência dos preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades

As operações financeiras apresentaram um aumento de 2,1% no segundo trimestre de 2025 em relação ao primeiro trimestre de 2025. As atividades imobiliárias registraram um crescimento de 0,3% nesse período.

Os setores de extração de recursos aumentaram 5,4% no segundo trimestre de 2025 em relação ao primeiro trimestre, e o segmento de informação e comunicação subiu 1,2%.

As demais atividades de serviços apresentaram expansão de 0,7%, enquanto transporte e armazenagem registraram crescimento de 1%.

A produção de eletricidade e água reduziu-se 2,7% no período, enquanto o comércio manteve-se estável (0%). A indústria de transformação caiu 0,5%, e a construção diminuiu 0,2%. A administração pública e seguridade social recuaram 0,4%. A agropecuária encolheu 0,1%.

54% dos trabalhadores não conseguem manter salário até o fim do mês.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.