O volume de cargas transportadas entre portos brasileiros atingiu o maior nível em julho
Em janeiro, foram transportadas 26 milhões de toneladas de cargas por via cabotagem; com todos os portos, o volume de movimentação atingiu um recorde.

Em julho, o volume de cargas transportadas por cabotagem – transporte de mercadorias e passageiros entre portos do mesmo país – atingiu o maior nível da série histórica, desde 2010. No período, foram transportadas 26 milhões de toneladas de cargas, com um aumento de 2,09%.
Os dados são referentes ao Estatístico Aquaviário da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e foram publicados nesta segunda-feira (15).
O transporte de cabotagem respondeu por aproximadamente 20% do total de carga movimentada nos portos do Brasil.
Leia também:

Nova medida sobre atividades comerciais em aeroportos deve captar R$ 5 bilhões

Petrobras destinará R$ 21 milhões para iniciativas de enfrentamento da crise climática

Realização de leilão do túnel Santos-Guarujá ocorrerá nesta sexta-feira (5)
Cerca de 73% são provenientes de viagens marítimas de longa distância (comércio exterior de exportação e importação).
Em julho, o governo federal sancionou o decreto que regulamenta o programa BR do Mar, com o intuito de promover o emprego da cabotagem no transporte de mercadorias entre portos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa visa diminuir os gastos com transporte de mercadorias e a influência negativa do setor no meio ambiente do Brasil.
Movimento completo.
Em julho, foram transportadas aproximadamente 124,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 4,16%. Os portos brasileiros alcançaram o melhor desempenho mensal de todos os tempos, considerando a cabotagem e a navegação de longo curso.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antaq) aponta que o aumento se deve aos altos volumes de movimentação de cargas contêinerizadas, que alcançaram 13,9 milhões de toneladas, com um crescimento de 3,32%.
Todas as modalidades de carga apresentaram elevação em julho, notadamente os granéis sólidos, incluindo minerais e grãos vegetais, que representaram um volume de 76,6 milhões de toneladas.
De janeiro a julho, o volume de movimentação portuária apresentou aumento de 1,76%, totalizando 780,4 milhões de toneladas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.