Os psiquiatras Rodrigo Bressan e José Gallucci Neto, em entrevista ao CNN Sinais Vitais, afirmam que o consumo de maconha antes dos 15 anos pode aumentar consideravelmente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia. Os estudos apontam que o uso precoce da substância pode elevar em até cinco vezes as chances de manifestação da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relação entre o uso de drogas e o desenvolvimento da esquizofrenia está relacionada à quantidade e frequência do consumo. O risco permanece mesmo após os 15 anos, embora com menor intensidade quando comparado ao uso em idade precoce.
Fatores de risco e apresentação da doença
Além do uso de substâncias, eventos traumáticos e casos de violência sexual são reconhecidos como fatores de risco significativos no desenvolvimento da esquizofrenia. A doença envolve uma combinação de aspectos genéticos e ambientais que podem contribuir para seu aparecimento.
LEIA TAMBÉM!
A esquizofrenia costuma aparecer na adolescência ou no início da vida adulta, sendo que cerca de 70% das doenças mentais têm origem na primeira infância e adolescência. Pesquisas indicam que a prevalência é 1,4 vezes maior em homens do que em mulheres, com manifestação mais precoce no sexo masculino.
Fonte por: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE