O tsunami provoca alertas nas Américas, a partir do Pacífico, e ações de desocupação no Japão e Havaí
Ondas começaram após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia na terça-feira (29); algumas cidades já foram afetadas.

Um terremoto de magnitude 8,8 ocorrido na costa leste da Rússia na noite de terça-feira (29), horário de Brasília, gerou uma onda de alertas de tsunami em vários países do Pacífico, com ordens de mobilização, interrupção de serviços e informações sobre ondas já alcançando regiões da Ásia e da América.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O terremoto, apontado como o mais intenso em décadas na região, provocará ainda tremores secundários com magnitude de até 7,5 nos próximos meses, de acordo com o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que avisos de tsunami foram divulgados para Havaí, Alasca, Costa Oeste americana e Japão.
Leia também:

Bloco BRICS e dólar: aliado de Trump afirma que tarifa elevada é “combinação de tudo”

Subsecretário dos EUA emite alerta a “colaboradores” de Moraes após Lei Magnitsky

EUA e Japão emitem alertas de tsunami após terremoto na Rússia
As autoridades japonesas solicitaram a evacuação imediata de moradores de áreas costeiras, antecipando ondas de até três metros. Mais de 1,9 milhão de pessoas receberam orientações para deixar suas residências. A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres informou que as ordens de mobilização abrangem 21 prefeituras, incluindo Hokkaido, Kanagawa e Wakayama.
Na manhã desta quarta-feira (30), sirenes de alerta foram ouvidas em Hokkaido, com vídeos mostrando pessoas buscando abrigo em telhados. Ondas de aproximadamente 30 a 50 centímetros foram registradas ao longo da costa leste do país, com a área da metropolitana de Tóquio, aproximando-se da previsão inicial, porém com possibilidade de variações ao longo do dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aeroporto internacional de Sendai, no norte da capital, teve suas operações suspensas, juntamente com balsas provenientes de Hokkaido, Aomori e da Baía de Tóquio.
A região do Pacífico apresenta alertas de evacuação nas áreas de maior risco. As primeiras ondas já alcançaram o Alasca, e a projeção para o restante da Costa Oeste dos EUA indica chegada a Oregon e Washington por aproximadamente às 23h35 (horário local), São Francisco às 0h40 e Porto de Los Angeles às 1h.
Em Severo-Kurilsk, na Rússia, na extremidade sul da península de Kamchatka, foi declarado estado de emergência após a ocorrência de múltiplas ondas que causaram o naufrágio de contêineres e embarcações. Aproximadamente 300 indivíduos foram evacuados do porto, segundo os serviços de emergência locais.
Filipinas e Indonésia implementaram protocolos de alerta. O Instituto Filipino de Sismologia PHIVOLS informou que ondas de até 1 metro devem impactar áreas costeiras entre as 13h20 e as 14h40 (horário local) desta quarta-feira.
No Leste da América do Sul, o Chile emitiu aviso de tsunami em toda a sua costa. A marinha do Peru acompanha a situação, e o Equador projeta ondas de até 1,4 metro nas Ilhas Galápagos por volta das 9h, no horário local. No México e América Central, o alerta abrange desde Ensenada até o Panamá, de acordo com as autoridades locais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)