O Tribunal Superior da Colômbia concede a Álvaro Uribe o direito de apresentar sua defesa no curso de um processo judicial em liberdade
Ex-presidente recebeu condenação a 12 anos de prisão domiciliar por fraude processual e suborno de testemunhas.

O Tribunal Colomiano determinou que o ex-presidente Álvaro Uribe poderá ser mantido sob liberdade provisória no curso do processo penal que lhe é imputado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão possibilitará que ele cumpra a prisão domiciliar enquanto é avaliado o recurso da defesa contra a sentença de 12 anos de prisão que foi determinada em 1º de agosto, no contexto de um caso de manipulação de testemunhas, conforme resolução divulgada pelo próprio tribunal em sua conta no X.
A CNN contatou a defesa de Uribe e com a Procuradoria da Colômbia para solicitar comentários e aguarda retorno.
Leia também:

Hamas reafirma o interesse em um acordo abrangente na Faixa de Gaza

Líder colombiano manifesta repúdio ao ataque dos EUA a embarcação venezuelana

Trump afirmou que os EUA deveriam ter sido representados em um desfile militar na China
O expresidente Uribe, que governou a Colômbia entre 2002 e 2010, foi considerado culpado por fraude processual e suborno de testemunhas em audiência ocorrida em 28 de julho, em tribunal de Bogotá.
Dias depois, foi condenado a 12 anos de prisão domiciliar, ao pagamento de multa de US$ 830 mil (o equivalente a R$ 4,5 milhões) e à inabilitação por oito anos para exercer cargos públicos. A juíza Sandra Heredia determinou ainda que a pena começasse a ser cumprida de forma imediata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uribe se declara inocente de todas as acusações e sua defesa anunciou que recorrerá da condenação. Na decisão desta terça-feira, o Tribunal Superior de Bogotá acatou a favor de Uribe uma ação de tutela, permitindo que ele permaneça em liberdade enquanto se julga a apelação da sentença.
Em 2012, Uribe, do atual partido de oposição Centro Democrático, acusou o senador Iván Cepeda, do governista Pacto Histórico, de tentar vinculá-lo à criação de um grupo paramilitar. Desde então, Cepeda nega essas acusações. Seis anos depois, a Suprema Corte da Colômbia decidiu abrir uma investigação contra Uribe por suposta manipulação de testemunhas.
Em maio de 2024, o inquérito resultou em uma acusação formal da Procuradoria contra o ex-presidente, assim como no julgamento subsequente que culminou em sua condenação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.