Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Economia
  3. O Senado dos EUA não deve impedir a aprovação da medida, porém busca um diálogo direto com o Congresso americano

O Senado dos EUA não deve impedir a aprovação da medida, porém busca um diálogo direto com o Congresso americano

Jaques Wagner manifesta incerteza em relação à postergação da nova tarifa; Nelsinho Trad, do PSD, defende a reconstrução da confiança.

Por: Sofia Martins

28/07/2025 13:53

4 min de leitura

A missão oficial do Senado nos Estados Unidos iniciou-se oficialmente na segunda-feira, 28. O aviso foi emitido pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), durante o primeiro encontro da delegação brasileira com autoridades diplomáticas e especialistas em comércio internacional. “Acredito que não é possível adiar a entrada em vigor. O que estamos fazendo é diplomacia parlamentar. É preciso que os governos se entendam. Estamos aqui para contribuir”, declarou o senador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro teve a presença de sete senadores, representantes do Itamaraty, ministros da embaixada e do ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo. A missão, coordenada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, é liderada por seu presidente, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O grupo visa reabrir canais diretos com o Congresso americano e amenizar o clima político em face da medida unilateral anunciada por Donald Trump.

Trad declarou que o Brasil almeja construir, e não confrontar. Ele enfatizou a importância de preservar uma relação de 200 anos que é sólida e mutuamente benéfica. Para Trad, o papel dos senadores é proporcionar um espaço para a escuta política e diplomática. “A partir do momento em que alcançarmos isso, penso que a missão já terá cumprido seu primeiro objetivo: criar o ambiente necessário para que o governo federal possa negociar.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A embaixadora Maria Luiza Viotti explicou que o diálogo entre os governos já havia começado em março, com uma videoconferência entre o vice-presidente brasileiro e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. Essa reunião levou à criação de um grupo técnico bilateral e à apresentação, por parte do Brasil, de dados que questionam a imagem de protecionismo divulgada em Washington. Ela afirmou que a tarifa média efetiva brasileira é de apenas 2,7%, inferior à média global.

Recebemos com surpresa a carta de anúncio das tarifas adicionais. O diálogo vinha fluindo, nossas considerações estavam sendo levadas em conta. Ainda assim, seguimos à disposição para dialogar. Afirmou Viotti. A diplomata também relatou que há ações judiciais em curso nos EUA. Uma delas, movida pela Johana Foods, que importa suco de laranja brasileiro, solicita a suspensão imediata da tarifa antes de 1º de agosto. Outra ação, mais ampla, tem apoio de empresas e parlamentares norte-americanos e pode abrir um precedente jurídico relevante.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Copom muda com Lula na presidência e Selic em alta: quem são os novos diretores?

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Mercosul x UE: Janela de Oportunidade se Fecha? Acordo em Risco com França e Itália!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Corinthians bate recorde histórico de bilheteria na final da Copa do Brasil!

Roberto Azevêdo, que liderou a OMC de 2013 a 2020, argumenta que o presente impasse deve ser visto como uma chance. “O que está ocorrendo agora está levando o governo, o empresariado e a sociedade brasileira a reconsiderarem a forma de conduzir negócios e como se relacionar com os Estados Unidos. Não devemos desperdiçar essa mobilização”, afirmou. Ele também alertou para os riscos de distorções políticas: “Noventa por cento das crises das quais participei eram disso: percepção equivocada. Não podemos nos envolver novamente nisso.”

A delegação brasileira é composta ainda pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS), Fernando Farias (MDB-AL), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG). Eles são acompanhados por assessores, diplomatas brasileiros e representantes da ApexBrasil. A programação desta segunda-feira inclui encontro com lideranças empresariais na Câmara de Comércio dos EUA.

Até quarta-feira, 30, a missão prossegue com reuniões com senadores americanos, democratas e republicanos, e visitas institucionais ao Brazil–U.S. Business Council e à Americas Society/Council of the Americas, em Nova York. O grupo também trabalha na construção de um grupo interparlamentar permanente Brasil–Estados Unidos, para fortalecer a diplomacia legislativa e ampliar a cooperação em temas como infraestrutura, bioenergia e sustentabilidade.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilRelações ExterioresSenado dos EUA
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Educação

Transformações na Educação Brasileira em 2025: Proibição de Celulares e Integração da IA

19/12/2025 16:11 | 2 min de leitura

● Indicação de Jorge Messias ao STF tem rejeição menor que a de Cristiano Zanin, revela pesquisa!

19/12/2025 16:15 | 1 min de leitura

● Donald Trump anuncia os inéditos Jogos Patrióticos na Casa Branca para celebrar 250 anos dos EUA!

19/12/2025 16:38 | 1 min de leitura

● Mega da Virada 2025 pode surpreender e ultrapassar R$ 1 bilhão; saiba como!

19/12/2025 16:42 | 2 min de leitura

● Stanislas Wawrinka anuncia aposentadoria do tênis profissional ao final de 2026!

19/12/2025 16:23 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!