Jovem chileno de 23 anos, revelado pela Universidad Católica, despertou interesse do River Plate, porém não alcançou o mesmo reconhecimento na Argentina…
O São Paulo oficializou na noite de sexta-feira (18) a contratação do atacante chileno Gonzalo Tapia, de 23 anos. O jogador chega por empréstimo do River Plate, da Argentina, até 30 de junho de 2026. O contrato prevê opção de compra com valor fixado. Tapia desembarcou no Brasil no início da semana e já realizou exames médicos e primeiros treinamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, afirmou o jogador ao site oficial do Tricolor.
A contratação foi um pedido do técnico Hernán Crespo, que teve o aval da área de scout.
O presidente Julio Casares afirmou que o clube procurava reforços específicos e Tapia se adequa ao perfil pretendido, tanto em termos técnicos quanto pelas condições do acordo. Já o diretor de futebol Carlos Belmonte divulgou que o atacante vinha sendo acompanhado desde antes de sua transferência para o River Plate.
Conquistou, pela Universidad Católica, do Chile, Tapia dois Campeonatos Chilenos e duas Supercopas nacionais antes de se transferir para a Argentina no início de 2024. Pelo time chileno, marcou 11 gols e forneceu quatro assistências neste ano. No River, contudo, disputou apenas sete partidas e não balançou as redes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com passagem pelas seleções de base do Chile, o atacante também atuou no torneio Pré-Olimpico de 2024 e em três jogos das Eliminatórias para a Copa de 2026.
A contratação de Tapia acontece em um cenário complicado do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O time não vence há cinco rodadas e está na 16ª posição, com 13 pontos. No sábado (19), enfrenta o Corinthians, no Morumbi, no clássico Majestoso. Além de Tapia, o clube busca reforços para a lateral direita e para a zaga, dentro das restrições financeiras.
São Paulo busca evitar que Lucas Moura enfrente o Corinthians no clássico, após arrancar um empate contra o RB Bragantino, porém permanece próximo da zona de rebaixamento.
Publicado por Felipe Dantas
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.