O Rio Grande do Sul está em situação crítica em razão de chuvas intensas na terça-feira (17), com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo alerta vermelho para diversas cidades do estado. O aviso, que se estende até quinta-feira (19), prevê chuvas que podem atingir 100 milímetros por dia, com algumas áreas acumulando entre 150 mm e 250 mm.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o presente, os maiores volumes de chuva foram observados em Jaguari, com 196 mm, seguido por São Francisco de Assis, que registrou 159,6 mm, e São Pedro do Sul, com 158,6 mm. As consequências dessas chuvas já são evidentes, impactando 23 municípios, incluindo Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Lajeado, com ocorrência de inundações, quedas de árvores e interdições em rodovias.
Na cidade de Cachoeira do Sul, a situação é alarmante, com 13 pessoas desabrigadas e outras sete desalojadas. Em Encruzilhada do Sul, 15 casas foram inundadas, impactando cerca de 30 moradores. Espumoso também sofreu com as chuvas, que alagaram escolas.
LEIA TAMBÉM!
A Rodovia RS-287 encontra-se interditada em trechos de Novo Cabrais e Paraíso do Sul, causando transtornos ao trânsito na região. O governador Eduardo Leite ressaltou a importância dos alertas meteorológicos e assegurou que as equipes estaduais estão mobilizadas para dar suporte às prefeituras atingidas. “A Defesa Civil monitora cada região e continua emitindo alertas em tempo real. Siga as orientações e evite áreas de risco”, alertou Leite. A previsão aponta para a continuidade das chuvas, com volumes entre 40 mm e 120 mm nos próximos dias.
Publicado por Nótaly Tenório
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan