As sanções do governo britânico visam 135 petroleiros utilizados pela Rússia para a exportação ilegal de petróleo, com movimentação de aproximadamente U…
O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (21) a imposição de 137 novas sanções contra setores estratégicos da energia e do petróleo da Rússia, em mais um esforço para minar o financiamento da guerra na Ucrânia. Em comunicado, o Reino Unido afirmou que as medidas visam restringir o acesso de Vladimir Putin a receitas cruciais com petróleo. Segundo o governo britânico, as sanções atingem 135 petroleiros usados pela Rússia para exportar petróleo de forma clandestina, movimentando cerca de US$ 24 bilhões desde o início de 2024. Além disso, foram alvo a empresa Intershipping Services LLC, responsável por registrar embarcações sob bandeira do Gabão, e a Litasco Middle East DMCC, ligada à petrolífera russa Lukoil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juntas, elas teriam facilitado o transporte de até US$ 10 bilhões em petróleo por ano para o regime de Moscou.
Cada ataque direcionado à indústria petrolífera russa avança em direção a uma paz duradoura na Ucrânia e à segurança no Reino Unido e além, afirma o comunicado. O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, declarou que as sanções anunciadas hoje “esvaziarão o caixa de guerra da Rússia”. Ele acrescentou que, enquanto o presidente russo “continua a adiar negociações sérias de paz, o Reino Unido seguirá utilizando toda a força do regime de sanções para aumentar a pressão econômica a cada passo”.
O comunicado também aponta que as sanções ocidentais já resultaram em uma queda contínua nas receitas de petróleo e gás da Rússia desde 2022, com uma perda superior a um terço do valor em três anos. “O fundo de riqueza foi desmantelado, a inflação está elevada e os gastos do governo com defesa e segurança aumentaram significativamente”, afirma o texto. As novas medidas foram anunciadas em conjunto com a decisão da semana passada do Reino Unido e da União Europeia (UE) de diminuir o limite de preço do petróleo bruto russo.
Com informações do Estadão Conteúdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.