O recente esforço do governo Bolsonaro de invalidar decisões do STF

A proposta de Caroline de Toni (PL-SC) visa enfraquecer o Judiciário, uma preocupação da extrema-direita.

31/08/2025 15:12

1 min de leitura

O recente esforço do governo Bolsonaro de invalidar decisões do STF
(Imagem de reprodução da internet).

A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) propôs um projeto de lei complementar que autoriza o Congresso Nacional a revogar, por meio de decreto legislativo, decisões judiciais que infringem a competência do Poder Legislativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É mais uma tentativa de minar o Supremo Tribunal Federal, uma obsessão do bolsonarismo. Toni alega na justificativa que a Corte tem “avançado sobre a função parlamentar” e aponta um suposto “ativismo judicial”.

A deputada do PL concluiu: “É imperativo reequilibrar os Poderes da República, estabilizar o País e, de fato, atender aos anseios da população, contando assim com o apoio dos nobres pares para a aprovação da presente proposta”.

Leia também:

O projeto de lei apresentado por De Toni na última quarta-feira, 27, não é inédito. Em outubro de 2024, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou uma PEC que possibilita ao Congresso suspender decisões do STF.

O Senado e a Câmara poderiam revogar as decisões da Corte por dois anos, com possibilidade de extensão por mais dois. Seria necessário o apoio de dois terços de cada uma das Casas para tal. Contudo, desde a análise pela CCJ, o assunto não evoluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)