O receio de uma “catástrofe nuclear” resgatou-se para o dia a dia

O petista declara que as reiteradas invasões territoriais dificultam os esforços de combate às armas nucleares.

06/07/2025 13:45

1 min de leitura

O receio de uma “catástrofe nuclear” resgatou-se para o dia a dia
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (6.jul.2025), que o receio de uma “catástrofe nuclear” retornou à rotina. Em pronunciamento na abertura da Cúpula do Brics, no Rio, o petista reiterou a crítica ao Conselho de Segurança da ONU e alegou que é mais simples investir em conflitos do que na promoção da paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O receio de uma catástrofe nuclear ressuscitou. As repetidas violações da integridade territorial dos Estados, em detrimento de soluções negociadas, comprometem os esforços de não-proliferação de armas atômicas, afirmou.

De acordo com Lula, o Conselho de Segurança da ONU realiza reuniões que apenas geram “perda de credibilidade e paralisia” e que “ultimamente sequer é consultado antes do início de ações bélicas”.

Leia também:

Para o petista, ações militares sem respaldo no direito internacional realizadas no Oriente Médio geram efeitos desastrosos na região, percebidos por muito tempo após os ataques.

Suas consequências para a estabilidade do Oriente Médio e norte da África, em especial no Sahel, foram desastrosas e ainda são sentidas. No vácuo dessas crises não-solucionadas, o terrorismo encontrou um ambiente propício. A ideologia do ódio não pode ser relacionada a nenhuma religião ou nacionalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel e os Estados Unidos realizaram ataques a instalações nucleares iranianas em junho. A Irã alega que seu programa é pacífico, enquanto EUA e Israel temem o desenvolvimento de armas nucleares. Trump declarou ainda ter “destruído” o programa iraniano, mas o governo iraniano respondeu e disse que o país pode recuperar rapidamente sua capacidade nuclear.

O Irã suspendeu a cooperação com a IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica), demandando garantias de segurança para que os inspetores retornassem ao seu país.

Irã é um membro pleno do bloco do Brics.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o grupo BRICS no Rio.

Veja o vídeo e descubra o que é o Brics (3min36s).

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.